Estratégia da Chery com Omoda e Jaecoo deve prejudicar a CAOA e é a mais ousada das chinesas 

Com a expectativa de termos mais de 10 novas marcas de carros chineses no Brasil até o final do ano, quem chega atrasado precisa se diferenciar. Afinal, o território de híbridos e elétricos já está dominado por BYD e GWM. Cada marca vai apostar em uma fórmula diferente, mas a Chery, com Omoda e Jaecoo, tem um triunfo único.

Diferentemente de todas as outras fabricantes de carros chineses que vêm ao Brasil, a Omoda e Jaecoo não existe na China. As duas marcas, apesar de atuarem juntas como uma coisa só, foram desenvolvidas para atuar em mercados em que a Chery já vendeu seus carros no passado. Período, onde a qualidade passava longe.

Na prática, Omoda e Jaecoo foram desenhadas para dar um novo começo ä Chery, que se queimou em vários lugares. No Brasil, por conta da CAOA, essa virada de imagem já aconteceu. Afinal, pouca gente se lembra dos desastrosos tempos de QQ, Face, Cielo e do primeiro Tiggo. 

Omoda 5 elétrico verde de frente fazendo uma curva no meio da rua de uma cidade
Omoda 5 EV [divulgação]

No Brasil, por conta do excelente trabalho de marketing, engenharia e de vendas da CAOA, a Chery conseguiu virar sua imagem com os modelos da linha Tiggo e os esquecidos (mas competentes) sedans Arrizo. Ou seja, aqui a imagem queimada da Chery não aconteceu, o que atrapalha um pouco a essência da Omoda e Jaecoo.

Da China para o mundo

O principal diferencial da Omoda e Jaecoo para qualquer outra chinesa é que nenhum de seus carros é pensado para a China. Eles são desenhados para mercados de exportação e somente alguns deles são comercializados internamente, mas como Chery. Simplesmente não existe Omoda ou Jaecoo na China.

Omoda 7 híbrido plug-in azul estacionado em um estande com pedras coloridas ao seu redor
Omoda 7 PHEV [Auto+/ João Brigato]

Essa diferença de comportamento é grande frente as rivais, incluso a GWM, que tem costume de modificar fortemente seus carros no Brasil para agradar ao consumidor local. Contudo, existe si alguns modelos das duas marcas sendo vendidos como Chery. O Omoda 5, é Chery Omoda 5 na China e o Jaecoo 7 que é o Chery TJ-1.

Contudo, os novos modelos de ambas as marcas, como Omoda e 7 ou Jaecoo 5 não serão oferecidos por lá. O SUV compacto Omoda 3, por exemplo, foi desenhado para o Brasil e para a Europa. Ele tem tamanho demasiadamente diminuto para a realidade chinesa, mas encaixa perfeitamente no segmento mais disputado de Brasil e Europa.

Jaecoo 5 branco em foto estática em posição 3x4 dianteira na pista
Jaecoo 5 [Auto+ / João Brigato]

Além disso, o conjunto de motor 1.0 três cilindros turbo com motor elétrico provendo um sistema híbrido HEV (não recarregável na tomada, como o dos Toyota Corolla e Corolla Cross), é exclusivo para o Brasil. Não haverá esse sistema em outros mercados, nem mesmo na China, somente para nós. 

Isso deixa claro que a Chery pensa na Omoda e Jaecoo como marcas para o mundo, Não para o consumo local. Isso faz com que algumas excentricidades exclusivas dos chineses e elementos de design um tanto quanto estranhos a nós sejam abdicados em favor de um gosto mais europeu e brasileiro. Em acerto dinâmico também.

Omoda 3 [reprodução]

A CAOA Chery vai sair perdendo com a Omoda e Jaecoo?

A longo prazo, a relação entre CAOA e Chery pode azedar com a Omoda e Jaecoo. Primeiro porque a matriz tem investido nas novas marcas para trabalhar em mercados de exportação, colocando também a marca Jetour nessa conta. Com isso, é uma tendencia que os Chery se tornem mais chineses.

Como até marcas internacionais estão investindo em linhas de carros destinados exclusivamente ao mercado local, a própria Chery deve fortalecer seus modelos locais a longo prazo. Como Omoda e Jaecoo já são pensadas para fora, não há necessidade de que os modelos Tiggo e Arrizo atendam aos anseios ocidentais.

Jaecoo 8 [divulgação]

A vantagem é que a CAOA tem engenharia local e produção nacional, podendo adaptar fortemente os modelos Chery para o nosso mercado. Resta saber como essa relação entre CAOA e Chery, que é tortuosa desde a chegada de Omoda e Jaecoo no Brasil, se desenrolará nos próximos anos no nosso país. 

Você acredita mais no sucesso da Omoda e Jaecoo ou no da CAOA Chery a longo prazo no Brasil? Conte nos comentários.


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