Evento em Novo Hamburgo reúne diferentes danças folclóricas e populares

K-pop, Flamenco e Dança Árabe. São estilos tão distintos, mas que podem ser vistos em escolas de dança de Novo Hamburgo. Para misturar esses ritmos, além de diversos outros, a cidade recebeu no final do mês de abril a 1ª Mostra de Danças Folclóricas e Populares.

CLIQUE AQUI PARA FAZER PARTE DA COMUNIDADE DE NOVO HAMBURGO NO WHATSAPP

Mostra de Danças Folclóricas e Populares ocorreu em Novo Hamburgo   | abc+



Mostra de Danças Folclóricas e Populares ocorreu em Novo Hamburgo

Foto: Bruna de Bem/GES-Especial

Novo Hamburgo possui escolas de danças folclóricas e populares com cada vez mais adeptos, levando aos palcos as tradições e costumes de diferentes povos através da expressão cultural. “Eu nem fazia ideia que a cidade tinha tantas escolas com tantos ritmos diversos assim”, comenta a professora de dança, Lucy Linck.

LEIA MAIS: AONDE IR: Romaria das mães, Kerb de Estância Velha e festival de rock estão entre as atrações do fim de semana na região

Mistura de gêneros musicais

Da Coreia do Sul, o K-pop é um gênero atualmente considerado um fenômeno mundial. Em Novo Hamburgo, a escola Aster Dance Company trabalha coreografias elaboradas para apresentar esse ritmo que conquistou diversos fãs. Já o Flamenco, é uma dança que pode ser encontrada na escola Campana Flamenca, que trabalha toda a expressividade desse estilo.

Um pouco mais popular, a Dança Árabe, conforme explica a professora de dança Marina Peretto, do Grupo Al Hawa, tem origem nos países do Oriente Médio e norte da África. “Seus movimentos são predominantes na área dos quadris e, por isso, também é conhecido como Dança do Ventre. Esta dança valoriza muito a musicalidade, controle corporal e improviso, além de saberes culturais específicos, transmitidos de geração em geração”, resume. 

A bailarina também foi a idealizadora da mostra de dança que reuniu centenas de bailarinos de diferentes estilos em Novo Hamburgo.

O evento

A 1ª Mostra de Danças Folclóricas e Populares de Novo Hamburgo ocorreu no Teatro Paschoal Carlos Magno durante três dias ao final do mês de abril. O evento contou com a participação das escolas de dança de Novo Hamburgo e de outras cidades da região. Na ocasião, foram apresentadas 29 modalidades, com a participação de 39 grupos fazendo um total de 64 coreografias. Passou pelo local um publico de aproximadamente 250 pessoas.

VEJA TAMBÉM: UM ANO DAS ENCHENTES: Catástrofe ainda deixa marcas e reconstrução continua no RS; veja o que foi investido após estragos

“O evento foi um marco para a cultura de Novo Hamburgo pela tamanha diversidade. Fiquei muito feliz e realizada em dar início a este movimento que traz tantas histórias, ritmos e expressões, além de enriquecer a nossa compreensão da diversidade que existe no mundo”, avalia.

O evento teve apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Novo Hamburgo e viabilizado por meio de recursos do Fundo Municipal de Cultura. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.