Lula empurra para semana que vem reunião com substituto de Lupi

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda não tem data certa para encontrar o recém-anunciado ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz. A informação foi apurada pelo Metrópoles com interlocutores do Planalto, que dizem que Lula deve se encontrar com Wolney só na semana que vem. Ele foi confirmado como novo titular da pasta nesta sexta-feira (2/5), no lugar de Carlos Lupi, que pediu demissão na esteira do escândalo da Farra do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

O encontro entre Lula e Wolney deve ocorrer na próxima semana pois o presidente tem uma viagem à China prevista para ocorrer entre 12/5 e 13/5. Até lá, há uma operação delicada a ser feita pelo Planalto com o PDT. Uma ala da sigla defendeu o desembarque do governo caso Lupi deixasse a Esplanada, enquanto outro grupo defendia que a nomeação de Wolney seria suficiente para atender ao partido.

O PDT está insatisfeito e se sente desprestigiado após Lula nomear Gilberto Waller para presidir o INSS sem consultar o partido. O novo presidente do instituto, porém, já toca os trabalhos em Brasília. Em paralelo à reunião que levou à demissão de Lupi, ele esteve com o ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, para desenhar um plano de devolução dos valores desviados indevidamente dos aposentados e pensionistas.

Esse deve ser o maior desafio de Wolney e Gilberto, num momento em que o governo Lula tem pressa para resolver o problema. O temor do Planalto é que, a cada mês sem devolver o dinheiro desviado por instituições parceiras ao INSS, cresça a desaprovação do Planalto nas pesquisas de opinião pública num ano pré-eleitoral.

A gestão temporal da crise foi o principal problema que levou à queda de Lupi. De acordo com as atas das reuniões do INSS, o então ministro foi alertado sobre o problema em junho de 2023. Ele assumiu que demorou para agir. Dessa forma, cresceu a ofensiva da oposição, que apontou suposta omissão do governo. Durante esta semana, também cresceu a feitura contra o pedetista dentro da própria Esplanada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.