Mãe é cobrada por levar leite materno extraído em voo: “Humilhante”

O que era para ser uma viagem tranquila de volta para casa acabou se transformando em uma experiência “humilhante” para Daisy Crawford, de 40 anos. Ela, uma mãe que amamenta, foi cobrada por transportar leite materno e uma bomba extratora em um voo doméstico no Reino Unido.

Crawford viajava no domingo (27/4) de Bristol, no sudoeste da Inglaterra, para Belfast, na Irlanda do Norte, após visitar amigos e familiares em Devon. Depois de passar pela segurança do aeroporto sem problemas, ao chegar ao portão de embarque, a mulher foi informada de que teria que pagar uma taxa extra de 50 libras esterlinas (mais de R$ 370) para levar o leite extraído e o equipamento de bombeamento, itens essenciais para alimentar seu bebê prematuro.

“Fiquei furiosa, chateada e humilhada”, relatou Crawford ao portal Bristol Live. De acordo com a mulher, os funcionários da companhia aérea não demonstraram empatia nem ofereceram alternativas, dizendo apenas que ela não poderia embarcar com os itens fora da bagagem de mão, a menos que pagasse a taxa extra.

Foto colorida de pessoa carregando uma mala - Metrópoles

Ela detalhou que precisou reorganizar seus pertences às pressas, vestindo várias peças de roupa e guardando chinelos nos bolsos, tudo para abrir espaço na mochila para o leite e a bomba. “Eu estava determinada a não pagar”, afirmou.

Crawford também criticou o que considera um tratamento desigual. “Por que eu deveria usar o espaço de uma franquia de bagagem já pequena para transportar equipamentos essenciais como mãe que amamenta? É algo clinicamente necessário”, declarou. “Isso significa que estou sendo tratada de forma diferente por estar amamentando.”

De acordo com o site oficial do governo britânico, é permitido viajar com leite materno mesmo sem o bebê, desde que cada recipiente não exceda 2 litros. O material deve ser inspecionado na segurança do aeroporto, o que foi respeitado durante a ida da mãe, sem nenhum problema anterior.

Em resposta ao caso, a companhia aérea divulgou uma nota lamentando o ocorrido. “Lamentamos profundamente a experiência da Sra. Crawford durante o embarque, pois este não é o nível de serviço que esperamos. Aconselhamos os clientes a levarem leite materno na bagagem de mão e oferecemos uma bolsa adicional gratuita para uma bomba tira-leite e leite, desde que nos avisem com antecedência”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.