Na Agrishow, Kepler Weber apresenta novos equipamentos para transporte de grãos

A Kepler Weber (KEPL3) apresenta, durante a Agrishow 2025 – principal feira de tecnologia para o agronegócio da América Latina e que ocorre entre os dias 28 de abril e 2 de maio, em Ribeirão Preto (SP) –, dois lançamentos que ampliam o portfólio de soluções para o pós-colheita da companhia, a KW Select, nova máquina de limpeza de grãos com alta capacidade operacional, e a CTF Carretel, correia transportadora fechada projetada para tornar o transporte de grãos mais eficiente, seguro e sustentável. Os equipamentos, criados por um time multifuncional da empresa, são fruto de um investimento de R$ 5,3 milhões em pesquisa, desenvolvimento e inovação (PD&I) no último ano.   

Com capacidade de 300 toneladas por hora, a KW Select representa um ganho de cerca de 25% em relação às soluções atualmente disponíveis no mercado. O modelo incorpora tecnologia embarcada para automação das regulagens, sensores inteligentes, além de melhorias em segurança operacional. A máquina também se destaca pela eficiência de limpeza, removendo até 60% das impurezas – superior aos 50% alcançados em média pelos modelos tradicionais.   

“Além da capacidade, outro diferencial do produto são os sensores inteligentes embarcados no projeto e um sistema de automação para a regulagem da máquina. Isso reduz a necessidade de ajustes manuais, otimizando a mão de obra e aumentando a segurança dos operadores. Ainda falando em tecnologia, o equipamento possui um aplicativo para dispositivos móveis que permite aos operadores monitoramento em tempo real”, afirma a doutora Marina Pozitano, analista sênior de marketing de portfólio da Kepler Weber.   

Entre os destaques da Kepler Weber na feira está também o lançamento da CTF Carretel, primeiro modelo de uma nova linha de soluções para transporte de grãos. Com capacidade de até 240 toneladas por hora, a correia transportadora fechada inaugura uma série de equipamentos que atenderão altas capacidades e diferentes contextos operacionais. Projetada para responder às crescentes demandas por segurança, sustentabilidade e eficiência, a estrutura enclausurada reduz a emissão de poeira no ambiente, enquanto os carretéis em aço carbono, que substituem os roletes tradicionais, garantem menor desgaste e maior durabilidade.   

A solução também conta com sensores inteligentes que monitoram automaticamente o funcionamento, identificando falhas como aquecimento ou desalinhamento. Recursos como base ajustável, esticamento automático, tampas de fácil acesso, guias móveis e um sistema autolimpante para o pé da estrutura, tornam o uso mais prático e ajudam a adaptar o produto a diferentes contextos operacionais.   

“A CTF Carretel foi pensada para unir robustez, inteligência e praticidade. É uma solução pensada para os desafios reais do campo, com alta performance e um design que facilita a operação e reduz paradas. Buscamos entregar um equipamento alinhado à realidade dos nossos clientes e às demandas do agronegócio brasileiro”, ressalta Pozitano.   

Investimentos em pesquisa e inovação fazem parte do KW 2030, plano estratégico da Kepler Weber que, com diferentes pilares, visa também impulsionar o lançamento de novos produtos. A companhia tem aportado recursos para acelerar o ritmo de inovação, que passou de um novo produto a cada quatro anos, em 2008, para um a cada 1,5 ano atualmente.   

“Nossa visão é de um futuro com inovação contínua, e seguiremos trabalhando para que, nos próximos anos, possamos atingir a meta de um lançamento anual, fortalecendo nossa posição de liderança no mercado”, destaca Bernardo Nogueira, CEO da Kepler Weber.   

Durante a Agrishow 2025, os visitantes poderão conhecer os dois equipamentos através de materiais digitais interativos. A presença na feira faz parte de um calendário estratégico de participação em mais de 30 eventos ao longo do ano, nas principais regiões produtoras do país.   

“As feiras agrícolas são uma vitrine estratégica para apresentarmos nossas soluções, fortalecermos parcerias e estarmos ainda mais próximos dos produtores. São momentos valiosos de troca, aprendizado e negócios que impulsionam todo o nosso negócio”, afirma Nogueira.   

De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil deve produzir nesta safra mais de 330 milhões de toneladas de grãos. O volume projetado é recorde e amplia a urgência por soluções eficientes de beneficiamento e armazenagem. O déficit estrutural de armazenagem do país já ultrapassa 120 milhões de toneladas, o equivalente a algo em torno de 36% da capacidade instalada.   

“A armazenagem de grãos sempre foi essencial, mas hoje se tornou um fator crítico para a competitividade do agricultor. Com safras cada vez maiores e desafios logísticos, ter estrutura de armazenagem própria deixou de ser apenas uma vantagem e passou a ser uma necessidade estratégica para a rentabilidade e a segurança da produção”, conclui o CEO da Kepler Weber. 

Veja mais notícias aqui. Acesse o canal de vídeos da BM&C News.

O post Na Agrishow, Kepler Weber apresenta novos equipamentos para transporte de grãos apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.