Por que o Bitcoin disparou: escassez, adoção institucional e dinâmica de mercado

Nesta semana, o Bitcoin disparou, e chegou a atingir US$ 97 mil. Enquanto isso, o número de endereços depositando BTC em exchanges caiu para o menor nível em 8 anos, segundo a CryptoQuant.

Além disso, Cauê Oliveira, analista do BlockTrends PRO, apontou que o Bitcoin (BTC) superou o ouro como o ativo mais rentável do século, com uma valorização de 2.285.000% desde 2011, contra apenas 26% do ouro.

Ademais, outro post do analista revelou uma análise técnica otimista: após romper uma resistência, o Bitcoin está testando essa região como suporte, com Funding Rates negativos e predominância de posições vendidas. Sugerindo um possível short squeeze que pode impulsionar ainda mais os preços.

A escassez de oferta, adoção institucional e dinâmicas de mercado favoráveis explicam por que o Bitcoin disparou.

Escassez de oferta: menos Bitcoins disponíveis para venda

Os dados da CryptoQuant, mostram uma queda significativa no número de endereços depositando Bitcoin em exchanges. Esse número atingiu 24.000, o menor nível desde 2017.

Isso indica que os investidores estão menos dispostos a vender, preferindo armazenar seus Bitcoins em carteiras privadas ou cold storage.

A adoção institucional tem sido um dos principais motores da alta do Bitcoin. Empresas como a Strategy (MSTR), que detém 553.555 BTC (2,6% do total de Bitcoins existentes), estão transformando o criptoativo em um ativo de tesouraria.

Os novos “Bitcoin whales” (endereços com pelo menos 1.000 BTC) estão acumulando agressivamente, sinalizando confiança no ativo.

Oliveira comparou o desempenho do Bitcoin ao ouro, mostrando uma valorização de 2.285.000% desde 2011, contra 26% do ouro. Desse modo, consolidando o Bitcoin como o “novo ouro digital”.

Funding Rates e possível short squeeze

A análise técnica de Cauê Oliveira aponta para uma dinâmica de mercado favorável à alta. Após romper uma resistência, o Bitcoin está testando essa região como suporte, com US$ 66,44 bilhões em ordens de compra (OI de candle) logo abaixo, indicando forte demanda.

O Funding Rate negativo de -0,030801 (média ponderada) sugere que há mais posições vendidas (shorts) do que compradas, o que pode levar a um short squeeze — quando investidores que apostaram na queda são forçados a comprar para cobrir suas posições, impulsionando ainda mais o preço.

O analista também observa uma queda no interesse de venda (setas vermelhas no gráfico), reforçando a predominância de compradores.

O conteúdo Por que o Bitcoin disparou: escassez, adoção institucional e dinâmica de mercado aparece primeiro em BlockTrends – Blockchain Notícias | Investimentos | Economia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.