Projeto vai levar produções do cinema gaúcho de forma gratuita a praças da cidade

Inicia neste domingo (4) o CineSul – Festival de Cinema Itinerante do Rio Grande do Sul, que promoverá a exibição de produções audiovisuais gaúchas, de forma gratuita, em praças de São Leopoldo.

O projeto tem realização através da Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura, Prefeitura Municipal de São Leopoldo e Secretaria Municipal de Cultura e Relações Internacionais (Secult). A iniciativa é produzida pela Vivah Produtora, empresa leopoldense coordenada por Anitta Coronell, Amanda Flóis e Aline Lasch.

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO JORNAL VS NO WHATSAPP

CineSul – Festival de Cinema Itinerante do Rio Grande do Sul



A Vivah destaca que o evento coloca a produção audiovisual gaúcha em evidência, promovendo exibições gratuitas, ao ar livre, e levando a magia do cinema diretamente às comunidades. “Nosso compromisso é democratizar o acesso ao cinema, valorizar a cultura local e fortalecer o setor audiovisual, reunindo profissionais, fomentando negócios e impulsionando a economia criativa da cidade-sede”.

Ser produção gaúcha é um pré-requisito

Idealizadora do projeto, Anitta Coronell explica que filmes diferentes serão exibidos em telões de led, em quatro praças do município durante o mês de maio, para que a comunidade possa assistir.

“Os filmes são de várias produtoras gaúchas. Um dos pré-requisitos do festival é que a maior parte das pessoas que participassem da produção fossem do Rio Grande do Sul, tendo CNPJ ou CPF gaúcho”, destacou Anitta.

LEIA TAMBÉM: Sesc promove o seu 1º Brique São Leo e já tem outras 9 edições programadas para 2025

Melhores obras serão premiadas

Em momentos separados, jurados também avaliarão as produções e, as melhores colocadas serão premiadas em evento no Teatro Municipal, no dia 8 de junho. O júri é formado: pelo ator, roteirista e diretor Werner Schunemann; o ator uruguaio naturalizado brasileiro Roberto Birindelli; e o produtor e diretor Boca Migotto.

Os melhores colocados receberão um valor em dinheiro e troféus. No total, segundo Anitta, 35 prêmios serão entregues em diversas categorias. “Queremos ser reconhecidos por um festival que está olhando pro artista gaúcho”, enfatizou a idealizadora. “Essa é a primeira edição e está sendo executada dessa forma, mas a ideia é captar patrocínios para os próximos festivais”, ponderou.

Atrações

O evento traz também outras atrações. O local deve contar com Feira da Economia Solidária e Food Trucks. Neste domingo (4), antes da exibição dos filmes, às 17h, a Praça Vena terá show com Jo Melia. Logo após, às 18h, serão exibidos cinco produções: Artemísia, Colapso – Terra em Chamas; Prazer, Mato do Júlio; O Gaiteiro que Desceu da Caravela; e O Buraco do Diabo.

A Praça Gastronômica Vena fica na Avenida Integração, 1480, no bairro Feitoria.

VEJA AINDA: Espaço de adoção no Parque do Trabalhador garante novo lar a 28 animais do Canil

Datas e locais das exibições:
04/05 – Praça Gastronômica Vena (Feitoria)
11/05 – Praça Mansueto Bernardi (Cristo Rei)
18/05 – Praça Roque Scherer (Scharlau)
25/05 – Parque do Trabalhador (Vicentina)

Premiação e encerramento:
08/06 – Teatro Municipal de São Leopoldo

Adicionar aos favoritos o Link permanente.