Aeroporto Salgado Filho e estações da Trensurb fechavam as portas há um ano; veja como foram as recuperações

Fechadas totalmente no dia 3 de maio de 2024, as estações da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre (Trensurb) foram reabrindo de forma gradativa ao longo do ano passado. Quase sempre de forma emergencial, causando desgaste aos passageiros que precisavam utilizar o serviço.

Alagamento no pátio da Trensurb, em Porto Alegre, com trens alagados | abc+



Alagamento no pátio da Trensurb, em Porto Alegre, com trens alagados

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

Inicialmente, apenas o trecho entre as estações Novo Hamburgo e Mathias Velho (Canoas) foram reabertos. O restante do trajeto era realizado por ônibus fretados pela estatal, o que provocou diversas reclamações pela precariedade nas conexões, especialmente para a região central de Porto Alegre.

UM ANO DAS ENCHENTES: Catástrofe ainda deixa marcas e reconstrução continua no RS; veja o que foi investido após estragos

Os vagões voltaram a circular pela capital em setembro de 2024, quatro meses após a catástrofe climática. Foram reabertas as estações Canoas (La Salle), Fátima, Niterói, Anchieta, Aeroporto e Farrapos. Entre a Farrapos e o Mercado Público o trajeto permanecia sendo de ônibus.

Trensurb em junho de 2024 | abc+



Trensurb em junho de 2024

Foto: Paulo Pires/GES

Três meses depois, no dia 24 de dezembro, ou seja, mais de sete meses após o ápice das enchentes, os usuários do trem puderam utilizar o serviço até o centro de Porto Alegre.

Na primeira quinzena de abril, quase um ano após as cheias, os ônibus voltaram a atender passageiros em Canoas. Desta vez, em função de obras nos trilhos entre as estações Anchieta, em Porto Alegre, e Niterói, em Canoas.

Os trabalhos foram concluídos e a operação voltou ao normal. Sendo modificada apenas em ocasiões extremas, como furto de cabos de energia. Por outro lado, o aeromóvel segue desativado em Porto Alegre.

Aeroporto fechado, novo local para voos e reabertura

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, principal terminal aéreo do Estado, também fechou as portas em 3 de maio. Ao longo do dia, 17 voos foram cancelados. Logo o alagamento de diversos pontos da cidade passaram a afetar a pista e o terminal de passageiros do aeroporto.

Aeroporto Internacional Salgado Filho totalmente alagado pela enchente | abc+



Aeroporto Internacional Salgado Filho totalmente alagado pela enchente

Foto: Mauricio Tonetto/Secom

No dia 18 de maio a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) encontrou uma alternativa para os voos que precisavam chegar ou partir da região metropolitana: a Base Aérea de Canoas (Baco). Dias depois, a Fraport Brasil, responsável pela administração do Salgado Filho, confirmou que o ParkShopping Canoas seria transformado em um terminal de passageiros.

UM ANO DAS ENCHENTES: Veja o antes e depois de imagens que marcaram as enchentes de maio

O atendimento passou a ser no shopping, assim como ponto de embarque e desembarque. De lá, os usuários partiam em ônibus fretados até a Base Aérea. O primeiro voo comercial ocorreu na manhã do dia 27 de maio.

Espaço da Fraport no ParkShopping durante as enchentes de maio passado  | abc+



Espaço da Fraport no ParkShopping durante as enchentes de maio passado

Foto: Valentina Bressan/Especial

O piso do terminal de passageiros no aeroporto porto-alegrense foi concluída no dia 30 de junho. O local permaneceu alagado por aproximadamente um mês.

No mês seguinte, a partir do dia 15 de julho, os passageiros não precisavam mais utilizar o ParkShopping Canoas como terminal, já que o Salgado Filho abriu as portas para embarque e desembarque, onde os usuários passaram a fazer check-in e despachar as malas. Entretanto, os voos seguiam na Base Aérea, em Canoas.

A retomada dos voos comerciais ocorreu apenas em outubro, quando no dia 21, mais de cinco meses após o fechamento do aeroporto. No dia 2 de abril deste ano, um dos destinos internacionais mais tradicionais do Salgado Filho foi retomado: o voo direto entre Porto Alegre e Lisboa foi celebrado por autoridades e passageiros, celebrando a retomada.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.