“Minha mãe sabe que eu sou bandida”: quem é a chefe do RH do CV

Uma das principais articuladoras do Comando Vermelho (CV) no Pará, Bianca Duarte Franco (foto em destaque), de 24 anos, foi presa nessa sexta-feira (3/5) em Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio de Janeiro. Conhecida como “Anya”, ela era responsável por cadastrar novos integrantes da facção criminosa e monitorar a atuação dos membros no estado.

O que chamou a atenção das autoridades, no entanto, foi uma fala gravada pela própria Bianca em vídeo divulgado nas redes sociais:
“Minha mãe sabe que eu sou bandida, sabe que eu trafico. Tudo que eu faço, ela sabe.”

Bianca exercia um papel semelhante ao de uma gerente de Recursos Humanos dentro da facção. Cabia a ela manter o controle de quem integrava o grupo, fazer o “cadastro” dos novos integrantes e organizar a logística operacional da célula paraense da organização, mesmo atuando de fora do estado. Ela mantinha comunicação frequente com outros integrantes da cúpula do CV e era considerada disciplinada, eficiente e confiável dentro da estrutura.

3 imagens

1 de 3

2 de 3

3 de 3

A prisão foi resultado de uma ação conjunta das polícias civis do Pará e do Rio de Janeiro. Bianca foi encontrada em um imóvel onde também estavam duas amigas — Layane Tharlita Santos Santana, do Pará, e Kalita Eduarda Ataíde, do Distrito Federal — que acabaram presas em flagrante por tráfico de drogas e associação ao tráfico.

Nas redes sociais, Anya se mostrava armada, dançava com fuzis e ironizava alertas sobre possíveis operações policiais. “O mundo é dos espertos”, chegou a publicar após saber que era procurada. Segundo autoridades, as postagens não apenas serviam como forma de ostentação, mas também como mecanismo de recrutamento e afirmação de poder.

Bianca deve responder por tráfico de drogas, associação criminosa e organização criminosa. Ela será transferida para o Pará, onde deve permanecer à disposição da Justiça.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.