RS tem dia sem nuvens e com veranico um ano após enchente superar marcas de 1941

Há exatamente um ano os gaúchos vivenciavam dias cinzas e chuvosos. Em 3 de maio de 2024 as águas do Guaíba invadiam as ruas do Centro Histórico e bairros do Quarto Distrito eram castigados. Conforme a Metsul Meteorologia, o nível do lago atingiu 4m77cm, superando a cota de 4m76cm registrada em 1941.

Em Novo Hamburgo, São Leopoldo, Canoas e Campo Bom, o Rio dos Sinos também atingia níveis altíssimos, alagando ruas e deixando casas submersas. Já neste sábado (3), o contraste foi total.


Imagem de satélite mostra RS sem nuvens um ano após enchente histórica | abc+



Imagem de satélite mostra RS sem nuvens um ano após enchente histórica

Foto: Metsul

PREVISÃO DO TEMPO: O veranico de maio está aí e vai trazer calor fora de época para o RS

A Grande Porto Alegre teve predominância de sol. Uma imagem do satélite meteorológico GOES-16, das 16 horas, mostrava o Rio Grande do Sul sem nuvens. Especialistas explicam que o tempo aberto favoreceu uma grande amplitude térmica, com amanhecer mais frio e a tarde de calor para os padrões de maio na capital.

A estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) do Jardim Botânico marcou a máxima de 27,1°C, significando o primeiro de veranico na cidade.

LEIA TAMBÉM: Aeroporto Salgado Filho e estações da Trensurb fechavam as portas há um ano; veja como foram as recuperações

O que é o veranico?

Segundo os meteorologistas, o veranico ocorre quando temperaturas máximas são superiores a 25°C e mínimas superiores a 12°C, por ao menos quatro dias. Além disso, o céu fica limpo ou com névoa úmida e vento muito fraco ou calmo.

De acordo com a Metsul, a tendência é que o clima permaneça assim até quarta (7) ou quinta-feira (8) na maior parte do Estado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.