Motor diesel na GWM mostra mudança drástica de direcionamento na chinesa

Quando a GWM chegou ao Brasil, a marca chinesa havia feito a promessa de que só venderia carros eletrificados por aqui. No mínimo, seus modelos teriam motor HEV ou seriam PHEV ou elétricos. Sistema semi-híbrido MHEV ou puramente era descartado. Mas agora a GWM vai ter um motor diesel no Brasil.

Essa mudança drástica de trajetória reforça o comportamento que a GWM tem apresentado no Brasil desde sempre. Ela se adapta ao gosto local e atende demandas que os clientes brasileiros desejam. Os carros que vem para cá, inclusive, são modificados para atender ao nosso gosto.

A situação da Poer é ainda mais emblemática porque os concessionários locais rejeitaram a versão antiga da caminhonete. Havia uma clara insatisfação com o interior e com o visual externo. Ambos os elementos foram mudados na China e alguns itens passaram por adequações para o nosso mercado.

motor 2.4 turbo diesel da GWM
motor 2.4 turbo diesel da GWM [divulgação]

Só que a vinda do motor diesel se deve a dois fatores. O primeiro é que a rede pediu por esse conjunto. É fato de que no Brasil é preciso de motor diesel para vender uma caminhonete média. O segmento é tão regrado, que quem tem menos de 200 cv vira piada. 

Por isso, inclusive, o motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel que a GWM hoje usa na linha Poer, Haval e Tank fora do Brasil será recalibrado para render mais potência. E fiquem tranquilos pois já trabalhará com o biodiesel brasileiro sem problemas. Prova disso é que ela está em testes há mais de um ano.

Outro fator para a escolha foi o fracasso gigantesco da BYD Shark. Ainda que a GWM vá insistir em um sistema PHEV, ela vai usar em uma variante diferente da Poer e mais voltada ao luxo. Além disso, a caminhonete híbrida terá tração 4×4 com cardã e reduzida, algo que a Shark não tem. 

Por fim, a localização de produto da GWM será tão forte que as Poer, tanto diesel, quanto PHEV, serão produzidas no Brasil. Os primeiros lotes devem ser importados, mas a fabricação local já foi confirmada pela marca. Outro ponto que se tornou essencial para os picapeiros, especialmente para combater o preconceito contra marcas chinesas. 

E também teremos um SUV diesel da GWM

Vale lembrar também que o motor 2.4 quatro cilindros turbo diesel será usado no SUV grande Haval H9. O modelo será produzido no Brasil com sete lugares para rivalizar diretamente com Toyota SW4, Mitsubishi Pajero Sport e Chevrolet Trailblazer. O modelo também terá conjunto PHEV, mas o foco deve ficar no motor diesel, tal qual a Poer.

Você acredita que a GWM fez bem em mudar sua estratégia para o Brasil? Conte nos comentários. 


O post Motor diesel na GWM mostra mudança drástica de direcionamento na chinesa apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.