Romaria das Mães reúne centenas de pessoas em Novo Hamburgo; veja fotos

A manhã deste domingo (04) iniciou com fé, gratidão e união na Catedral Basílica São Luiz Gonzaga, onde centenas de fieis partiram em procissão pela 27ª Romaria Diocesana das Mães em Novo Hamburgo, às 9h. Ao longo dos mais de 6km percorridos, orações, cânticos e reflexões foram proferidos, até a chegada no Santuário das Mães, onde iniciou ás 11h a Missa Campal celebrada Bispo Dom João Francisco Salm.

Romaria das Mães reuniu centenas de fieis na manhã deste domingo (04). | abc+



Romaria das Mães reuniu centenas de fieis na manhã deste domingo (04).

Foto: Paola Altneter/GES-Especial

LEIA MAIS: Dois Irmãos reúne ações de saúde e lazer neste domingo; evento tem entrada gratuita

Homens e mulheres, crianças e idosos participaram da Romaria anual, que neste ano teve como tema Caminhando com Maria, Mãe da Esperança. O início das orações foi pelo Papa Francisco e pelo Bispo Emérito Dom Zeno Hastenteufel, que faleceram no mês passado. As preces e reflexões seguiram para as mães, filhos e famílias.

Além da Diocese de Novo Hamburgo, outras regiões também participaram do ato cristão. É o caso das amigas Marli Coelho (53) e Ivete Fuhr (56), que vieram de Lindolfo Collor e Morro Reuter, respectivamente, para acompanharem o percurso pelas mães. “Eu sou uma pessoa que tem muita fé, então gosto muito de participar desses momentos, principalmente por ser o mês das mães, é muito importante para nós que somos mães”, destaca Marli.

Uma moradora da região, Kelen Tolotti Grahl (46), participa há aproximadamente 14 anos da peregrinação religiosa. Ela conta que pede saúde para as mães seguirem cuidando dos filhos, e bençãos na vida dos filhos. “Eu valorizo a força que uma mãe tem para criar os filhos nos dias de hoje, nós temos forças para lutar dia a dia pelos nossos filhos serem pessoas melhores”, diz.

CONFIRA TAMBÉM: Região é referência na produção de motorhomes e trailers; ExpoRaiz segue neste domingo

A família de Juliana Soares (56) está presente na procissão pelas mães em torno de oito anos, mas neste dia a fé une as irmãs para um pedido especial, a saúde da mãe, que está hospitalizada. “Sempre pedi fé e tive cada vez mais fé, e hoje é especialmente para ela. “, conta emocionada.

No meio do trajeto houve uma parada na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, no bairro Guarani, para exposição e benção ao Santíssimo Sacramento. Muitos religiosos trouxeram intenções, pedidos e orações especiais por entes queridos, objetivos de vida e milagres, outros vieram como um ato de gratidão por graças alcançadas.

Clarisse Bock (61) conta que participou para agradecer por todas as bençãos recebidas diariamente. Outra fiel que estava na procissão, Lurdes Wieczorek (64) diz que veio em agradecimento pela vida. “Hoje eu coloquei agradecimentos por tudo que Deus cuidou de mim e da minha família até aqui”, diz.

Homenagem às mães

O padre auxiliar do Santuário das Mães, Geraldo Elias do Couto, explica que um dos objetivos da peregrinação é o Jubileu das Mães, isto é, consagrar e homenagear Maria a todas as mães. Ele ainda conta que há 25 anos atrás mais de 45 mil mães consagraram os filhos e em agosto deste ano haverá a renovação desse ato, então a procissão também é uma preparação para esse momento.

“É um momento de reconhecer Maria como mãe da igreja e também homenagear todas as mães que no dia a dia conduzem suas famílias com fé, amor e dedicação”, ressalta o padre. A Missa Campal encerrou a manhã deste domingo com mensagens de esperanças a todas as mães e as centenas de pessoas que se reuniram em ato de fé, amor e paz.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.