Sports Romance: conheça o gênero literário que bomba nas redes sociais

Os Sports Romance pouco a pouco vem conquistando um grande espaço entre os leitores e nas redes sociais. Uma espécie de subgênero do romance, os Sports Romance contam histórias de dois personagens em que ao menos um deles está envolvido diretamente com algum esporte. As tramas promoveram ainda um aumento no interesse de leitores pelos esportes que conheceram através da literatura.

As tramas variam entre os mais diversos temas, indo da patinação ao futebol americano, com o beisebol ou o hóquei. Em muitos casos, é o protagonista masculino quem ocupa o espaço de esportista, mas em outros os papéis podem se inverter. Existem também histórias LGBTQIAP+ cada vez mais presentes no gênero, com o romance de Meryl Wilsner, Jogando no seu Time, romance envolvendo duas meninas do time de futebol.

Nas redes sociais, por exemplo, o gênero bomba, especialmente no BookTook, como são chamados os conteúdos voltados para livros no TikTok. Por lá, mais de 400 mil postagens foram feitas com a hashtag “SportsRomance”— número que fica maior se somados os resultados com a hashtag “SportsRomanceBooks”. Os conteúdos vem de vários locais do mundo, incluindo o Brasil.

3 imagens

Livro Um Amor Sem Freio de Simone Soltani

Livro Nas Alturas de Liz Tomforde
1 de 3

Livros de Sarah Adams — Táticas do Amor e As Regras do Jogo

Divulgação

2 de 3

Livro Um Amor Sem Freio de Simone Soltani

Livro Nas Alturas de Liz Tomforde

3 de 3

Livro Nas Alturas de Liz Tomforde

Divulgação

Obras conquistam leitores

O gênero não é uma unanimidade — a alta rotatividade de leitores é uma de suas características, já que alguém pode se encantar por uma história ambientada no hóquei, mas não se conectar com outra focada em futebol americano.

A autora norte-americana Liz Tomforde se destacou nesse universo com a franquia Windy City. Nos livros, ela explora os bastidores e os relacionamentos de personagens ligados a diferentes esportes, como basquete, hóquei e beisebol, equilibrando romance e drama com o contexto esportivo.

Em entrevista ao Metrópoles, Liz destacou que o gênero teve um grande crescimento ao longo dos últimos anos e que isso abriu muitas portas para outros tipos de esportes serem explorados.

“Eu acho que muitos leitores são fãs dos esportes e também de ler então faz sentido os Sports Romances estarem se tornando popular”, destacou.

Ao todo já são cinco livros de Liz com essa temática e ela ainda prometeu escrever mais sobre este universo no futuro. No Brasil, o primeiro da série, Nas Alturas, foi lançado pela editora Rocco.

Liz Tomforde é a autora do livro Nas Alturas

Já a autora brasileira Babi A. Sette explora o universo da patinação nos livros. Ela contou que sempre foi fascinada pela modalidade, não só como esporte mas também como arte em movimento. Para ela, a ideia de fazer livros do gênero era explorar o contraste do controle exigido na performance e o descontrole dos sentimentos, quando o amor acontece.

“Gosto de criar histórias em que os personagens precisam dançar com seus medos, traumas e sonhos, assim como dançam no gelo”, disse ela ao Metrópoles. Babi é autora das obras nacionais O Beijo na Neve e Sapatilhas no Gelo, ambas publicadas pela editora Versus.

Mercado é muito amplo

As obras desse gênero se tornaram especialmente mais populares durante a pandemia, em que o mercado literário se disseminou ainda mais, com as pessoas ampliando os hábitos de leituras como uma forma de lutar contra o tédio. Uma das obras que ficou muito famosa foi Amores Improváveis.

Ao todo, a série tem cinco livros e acompanha a vida de quatro amigos jogadores de hóquei de uma Universidade dos EUA. As tramas dos livros são muito diferentes e rapidamente conquistaram os leitores. O sucesso foi tanto que a história acabou vendida para o Prime Vídeo e se tornará uma série na plataforma em breve. A produção deve começar nas próximas semanas e o elenco será anunciado nos próximos dias.

Segundo Marina Ginefra, editora de aquisições da Intrínseca, o crescimento do conteúdo esportivo nas redes sociais também tem impulsionado a expansão do gênero literário e a popularização das obras. A editora foi responsável por trazer ao Brasil um dos títulos mais queridos entre os fãs de sports romance: Táticas do Amor, de Sarah Adams.

“O primeiro livro que lançamos da Sarah Adams já vendeu 60 mil exemplares no país desde 2023, e até hoje mantém vendas consistentes. Com o sucesso do subgênero nas redes sociais acreditamos que essa tendência irá continuar, especialmente com a aproximação de grandes eventos esportivos mundiais”, revelou Marina.

Sarah inclusive lançou a sequência de Táticas do Amor, As Regras do Jogo nesta sexta-feira (2/5). A obra promete um olhar diferente para os Sports Romance com uma protagonista que agencia atletas se envolvendo com um ex-jogador da NFL (Liga de Futebol Americano dos EUA).

Livro As Regras do Jogo de Sarah Adams

Para Marina, um dos fatores que contribuíram para o sucesso dos livros de Sarah Adams no Brasil — mesmo abordando um esporte com menor popularidade por aqui — foi o crescimento da modalidade nas redes sociais, impulsionado, inclusive, pela realização do primeiro jogo da NFL em solo brasileiro, em 2024.

“No mercado internacional, há inúmeras histórias sobre diversos esportes. Ao planejar a publicação desses livros no Brasil, é crucial avaliar as preferências do público local, como as modalidades mais praticadas e assistidas”, frisou Marina.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.