BR-116: Trânsito deve ser totalmente liberado no Complexo de Esteio nos próximos dias

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) confirmou nesta terça-feira (6) que estão próximas de serem concluídas as obras na BR-116, no acesso ao município de Esteio e em frente ao Parque de Exposições Assis Brasil. Com isso, a previsão é de que o trânsito seja totalmente liberado no local ainda na primeira quinzena de maio.

Equipes realizavam, nesta terça-feira (6), a instalação de placas de sinalização e a pintura da pista em alguns trechos  | abc+



Equipes realizavam, nesta terça-feira (6), a instalação de placas de sinalização e a pintura da pista em alguns trechos

Foto: Isaías Rheinheimer/GES-Especial

LEIA AQUI: Pai teria esfaqueado a filha após discussão por internet, aponta a Polícia

A liberação completa, que até pode acontecer antes da próxima semana, representa um alívio aguardado com expectativa pelos motoristas e pela comunidade local. Isso porque o local, por muitos anos, foi considerado um gargalo viário, marcado por congestionamentos constantes e transtornos no tráfego.

CONFIRA AINDA: “As coisas vão acontecer”: Saiba quem comprou prédios da Paquetá na região

Segundo o Dnit, restam apenas pequenos detalhes para que a obra seja considerada totalmente finalizada, entre eles, a sinalização horizontal, ou seja, a pintura da pista em alguns trechos, e a instalação de algumas placas de sinalização. Nesta terça-feira, equipes do Consórcio BR-116 Norte, responsável pela execução das melhorias, trabalhavam justamente nessas etapas finais.

Mesmo sem a liberação completa, boa parte do complexo já está em operação. Todas as alças de entrada e saída a Esteio estão abertas ao tráfego, bem como os retornos construídos no trecho. No entanto, alças de ingresso à BR-116 rumo à capital seguem fechadas, assim como a pista interior-capital em um dos três viadutos construídos no trecho.

PREVISÃO DO TEMPO: Rio Grande do Sul pode ter acumulados de chuva de 200 mm em intervalo de 3 dias

Ao todo, o projeto executado em Esteio inclui três viadutos, a construção de 2,8 km de vias com a implementação da terceira faixa em ambos sentidos, além da construção de novas ruas laterais, retornos e acessos.

“Esse investimento muda a fotografia da entrada de Esteio. Com as novas alças e readequações, espera-se a redução dos congestionamentos, mais fluidez no tráfego e melhores condições para o transporte público e de cargas”, opina o prefeito Felipe Costella.

VEJA TAMBÉM: Audiência pública debate permanência da Trensurb como empresa pública

A obra do Complexo de Esteio faz parte do pacote de melhorias projetadas pelo Dnit para a BR-116, entre Novo Hamburgo e Porto Alegre, cujo investimento total deve ultrapassar os R$ 600 milhões até 2026.

  • SIGA O ABCMAIS NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Se a liberação total ocorrer dentro do prazo estipulado, o Dnit concluirá as obras com cerca de dois meses de antecedência em relação ao cronograma original, que indicava a finalização apenas em julho. A antecipação tem como um dos principais objetivos preparar a região para mais uma edição da Expointer, evento ligado ao agronegócio estadual e que ocorre no Parque Assis Brasil entre os dias 30 de agosto a 7 de setembro. O Parque de Exposições também foi beneficiado com a reestruturação viária da BR-116 neste trecho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.