DIRETO DO VATICANO: Segurança reforçada para a escolha do novo papa

Com a proximidade do conclave, que começa nesta quarta-feira (7), Roma está vendo uma escalada de segurança. Para acessar a Basílica de São Pedro, por exemplo, foi necessário passar por um detector de metais. Além disso, revistaram minha mochila. Como eu só carrego água, um livro e um carregador de bateria, fui logo liberado.

  • DIRETO DO VATICANO: As belezas e o trânsito de Roma

Policiamento reforçado no Vaticano | abc+



Policiamento reforçado no Vaticano

Foto: Daniel Scola/Especial

Desde a manhã desta terça-feira (6) aumentou a presença da polícia (Carabinieri) no Vaticano. Locais que até domingo não eram cercados, agora são. Gradis foram colocados ao redor para separar e organizar as milhares de pessoas que são esperadas para o conclave.

Mistura cultural no Vaticano

É possível ouvir pessoas conversando em alemão, inglês, espanhol, francês, português ou qualquer outro idioma asiático ou do Leste Europeu. Como só falo inglês, espanhol e arranho o italiano, não consigo discernir o mandarim do japonês. Ou o russo do polonês.

  • DIRETO DO VATICANO: A pergunta que mais se faz por aqui

Essa sinfonia de línguas diferentes é o som característico da sala de imprensa, espaço que passei a acessar por conta do credenciamento. Parece uma Torre de Babel, tamanha a diversidade de línguas. É comum um repórter pedindo silêncio (em inglês, que todos compreendem) para gravar um boletim.

Onde Francisco está sepultado

Roma tem mais de 900 igrejas e quatro basílicas. Em nenhum lugar o catolicismo é tão presente. E, pela primeira vez em 600 anos, o corpo de um papa não foi enterrado no Vaticano. O pedido foi feito pelo próprio uns meses antes de morrer.

Francisco quebrou a tradição por dois motivos. Primeiro porque ele era devoto de Santa Maria Maior. Segundo porque foi nessa basílica que ele celebrou missa no domingo anterior à sua escolha como papa, em março de 2013.

Papa Francisco foi sepultado fora do Vaticano | abc+



Papa Francisco foi sepultado fora do Vaticano

Foto: Daniel Scola/Especial

Homenagem aos imigrantes

A única homenagem em estátua que existe na Praça São Pedro foi instalada em setembro de 2019 e inaugurada pelo papa Francisco. Ela retrata a saga de imigrantes que saíram sobretudo da África para tentar a vida na Europa (foto).

A mensagem que procurou passar era de acolhimento. Um pouco antes, em 2018, houve um deslocamento em massa da África pra cá por meio de barcos. Famílias inteiras acabaram morrendo afogadas na travessia. A estátua em bronze foi a forma que a Igreja Católica encontrou para homenagear os imigrantes.

Estátua em homenagem aos imigrantes foi feita a pedido do papa Francisco | abc+



Estátua em homenagem aos imigrantes foi feita a pedido do papa Francisco

Foto: Daniel Scola/Especial

Por que Bento XVI renunciou?

Oficialmente, o cardeal alemão Joseph Ratzinger renunciou alegando problemas de saúde. E é a mais pura verdade. Mas o papa Bento também era um sujeito muito tímido e achava que não estava “à altura do cargo”.

Era o tipo estudioso, intelectual que gostava mais de ficar recluso do que viajar. Daí, com sua saúde em declínio, não houve outra alternativa. Em 600 anos, papa Bento XVI foi o primeiro a renunciar. Pela primeira vez em seis séculos tivemos um fato inusitado: dois papas vivos.

Senatus Populusque Romanus

Aqui, os sinais do passado estão por toda parte. Até nas tampas de bueiro na rua. Todas elas têm a inscrição SPQR (Senatus Populusque Romanus), que significa Senado e o Povo de Roma.

YouTube Video

Adicionar aos favoritos o Link permanente.