Grupo Tauá faz benchmarking na China

Arquivo Pessoal Fabio Estevez Taua 8 Grupo Tauá faz benchmarking na China

Inovação e tecnologia são realidades na hotelaria internacional com automação e personalização da experiência do hóspede (Arquivo pessoal/Fábio Estevez)

O Grupo Tauá de Hotéis e Resorts dedicou uma missão de benchmarking em hotelaria na China para explorar as inovações que estão redefinindo a experiência do hóspede e trazer insights aplicáveis para o mercado brasileiro.

Segundo o diretor de Tecnologia da Informação do Grupo Tauá, Fabio Estevez, tecnologia, personalização e sustentabilidade estão no centro dessa transformação. “Xangai é um lembrete vivo de que o futuro não espera. E os hotéis ficam para trás. Foi uma oportunidade de aprender com quem está ditando o ritmo da hospitalidade no mundo”, comentou o CIO.

O executivo se surpreendeu assim que desembarcou do avião. Muita gente, mas nada de filas. No hotel, o check-in é automático. Um robô dá as boas-vindas, carrega malas (até 100kg!) e acompanha o hóspede até o quarto do hotel. Lá dentro, o conforto é high-tech: do controle de luz e temperatura por voz até o delivery de alimentação que chega até o hóspede. A automação já faz parte do dia a dia e mostra como a eficiência operacional está em outro nível. Até o café da manhã entrega tecnologia: a máquina imprimiu o símbolo do Tauá na espuma do café. Pode parecer um detalhe pequeno, mas que diz muito sobre como a personalização e a experiência do cliente são levadas a sério. “Lá a inovação não é só um diferencial, é parte da experiência criada sob medida. Tudo pensado para otimizar tempo, facilitar processos e surpreender o hóspede em cada detalhe”, disse Fábio Estevez.

Parece ficção científica – Estevez conta que, na China, eles criaram o FlyZoo Hotel, um hotel quase 100% automatizado. Com Check-in via reconhecimento facial, robôs que entregam comida e itens no quarto, luz, temperatura e cortinas controladas por voz (ou app), e pagamento automático ao final da estadia.

Resultados – Redução de custos operacionais, mais agilidade e uma experiência diferente de tudo o que se espera de um hotel tradicional. São inúmeros exemplos de como a inovação aliada à tecnologia bem aplicada resolvem dores reais. “Vimos uma jornada simples, fluida e centrada no usuário. E isso vale pra hotelaria ou para qualquer outro negócio”, garantiu o especialista em tecnologia.

O executivo esteve em um showroom B2B em Xangai onde os hotéis compram tudo – de robôs a enxoval. “Não é sobre tecnologia. É sobre como ela amplia a experiência. Não é sobre robôs. É sobre tempo, fluidez, encantamento.

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