Médico explica condição preocupante após acidente de Rodrigo Hilbert

O apresentador Rodrigo Hilbert, 45, passou por um susto daqueles bem longe de casa. O ator estava na África do Sul para disputar e gravar uma reportagem na Cape Epic, uma ultramaratona de mountain bike na Cidade do Cabo. Durante a prova, o marido da apresentadora Fernanda Lima se machucou e precisou ser levado a um hospital local para a realização de uma cirurgia.

Enquanto pedalava, Hilbert sofreu uma queda e bateu a parte de trás do corpo. Após o acidente, ele continuou na competição durante um tempo, mas com fortes dores quando sentava na bike. Os incômodos não cessaram e o apresentador foi obrigado a abandonar a prova e procurar um hospital.

Depois de exames, ele foi diagnosticado com um abscesso e os médicos o encaminharam direto para uma cirurgia de emergência, visto que o problema poderia se tornar uma infecção generalizada.

“Traumas causados por quedas, como aconteceu no caso do Rodrigo Hilbert, podem causar um hematoma abaixo da pele, um sangramento que fica contido. Com o tempo, esse sangue pode infeccionar e o acúmulo vira um ambiente propício ao crescimento das bactérias, se transformando em um abscesso e, depois, em uma infecção”, explica o cirurgião plástico e geral Tristão Maurício, do Instituto Tristao Maurício, em Brasília.

Apesar do susto, o procedimento cirúrgico correu bem e o apresentador está em recuperação.

O que é abscesso?

O abscesso acontece quando uma região da pele se enche de pus, geralmente causado por uma infecção bacteriana. A condição médica é uma resposta imunológica do organismo para tentar conter infecções. Os principais sintomas são dor local, sensibilidade, calor e edema.

Imagem colorida de Rodrigo Hilbert pedalando - Metrópoles
Rodrigo Hilbert se machucou durante prova de mountain bike

“Inúmeros microrganismos podem causar abscessos, mas o mais comum é Staphylococcus aureus. Ele pode penetrar o tecido por meio de traumas perfurantes com objetos contaminados, por exemplo”, descreve o Manual MSD.

Para a recuperação do abscesso, é necessário tratamento medicamentoso antes de tudo. Em alguns casos, como o antibiótico tem dificuldade de acessar a região dos abscessos, há a necessidade de cirurgia para drenar o pus que ficou acumulado na região.

“Ao mesmo tempo que abscessos pequenos podem ser resolvidos em algumas semanas, grandes abscessos podem demorar meses para serem resolvidos. Tudo depende do nível de agressividade e da forma da condição”, ensina Maurício.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.