Musk rejeita recuo da OpenAI e mantém processo: “Manobra não muda nada”

A decisão da OpenAI de abandonar seus planos de reestruturação como uma empresa com fins lucrativos não foi suficiente para conter o embate com Elon Musk. Em comunicado divulgado na noite desta segunda-feira (5), o advogado do bilionário, Marc Toberoff, afirmou que a medida “não muda nada”, e voltou a acusar a companhia de uso indevido de recursos da fundação original.

“O anúncio da OpenAI é uma manobra transparente que não aborda as questões principais: ativos de caridade foram e ainda serão transferidos para o benefício de pessoas privadas, incluindo [Sam] Altman, seus investidores e a Microsoft”, declarou Toberoff.

Leia também

Buffett deixa um legado climático complicado para seu sucessor na Berkshire

Conglomerado é um gigante em energia limpa, mas também é um grande investidor em petróleo, gás e carvão

Correios proíbem uso de WhatsApp no trabalho por risco de vazamento de informações

Estatal diz que aplicativo compromete segurança da informação; medida atinge mais de 80 mil funcionários

A resposta ocorre horas após a OpenAI comunicar oficialmente sua intenção de se transformar em uma “public benefit corporation” — modelo híbrido de empresa com fins lucrativos e missão pública. A mudança manteria o controle sob a estrutura fundacional sem fins lucrativos criada em 2015. A proposta foi apresentada em uma videoconferência com jornalistas, sem menção direta ao processo movido por Musk.

Durante a reunião, o CEO da OpenAI, Sam Altman, evitou polemizar. “Somos obcecados com a nossa missão e com o que é preciso para cumpri-la. Vocês são obcecados com o Elon — esse é o trabalho de vocês. Mas estamos aqui para refletir sobre a nossa missão e descobrir como viabilizá-la. E essa missão não mudou”, disse.

Elon Musk, um dos fundadores e primeiros financiadores da OpenAI, processou a empresa e Altman em março deste ano. No processo, o empresário alega que a companhia teria traído seu compromisso original de desenvolver uma inteligência artificial segura e aberta ao público ao firmar uma aliança comercial com a Microsoft.

The post Musk rejeita recuo da OpenAI e mantém processo: “Manobra não muda nada” appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.