Nova geração do Jeep Compass 2027 é mostrada, mas não será vendida no Brasil

O nome Jeep Compass vai se tornar mais global a partir da linha 2027. Isso porque existirão vários Compass pelo mundo. Por isso, não se empolgue com o Compass europeu mostrado aqui nas imagens. A apuração exclusiva feita pelo Auto+ revelou que a Stellantis vai fazer uma nova geração no Brasil com a plataforma atual, bem diferente do modelo das fotos.

Apresentado para o mercado europeu, o novo Jeep Compass é construído sobre a mesma plataforma de diversos modelos do lado PSA da Stellantis. A base é a STLA Medium, uma evolução da EMP2 e que dá vida aos SUVs Peugeot 3008 e 5008, Citroën C5 Aircross e Opel Grandland.

Tamanho de Haval H6

Comparado ao Compass atual, ele cresceu substancialmente. São 4,55 m de comprimento, 1,92 m de largura e 2,79 m de entre-eixos. Isso significa que o Jeep Compass europeu é 15 cm mais longo e 12 cm mais largo que o modelo brasileiro. Além disso, o porta-malas cresceu para 550 litros contra 410 do modelo vendido aqui.

Na teoria, isso fez com que o Jeep Compass europeu deixasse de ser um SUV médio de entrada, que concorre com VW Taos e Toyota Corolla Cross, para caçar modelos maiores como BYD Song Plus e GWM Haval H6. Isso abre precedente para que o modelo seja vendido no Brasil junto do nosso novo Jeep Compass 2027.

Motores pequenos e Compass elétrico

Outra diferença substancial é na motorização. Enquanto no Brasil o Jeep Compass 2027 seguirá usando motor 1.3 quatro cilindros turbo e 2.0 quatro cilindros turbo, ambos flex, lá na Europa ele foi eletrificado. A Jeep não revelou quais os motores usados, apenas a potência, mas as suspeitas são de duas variantes da PSA.

Jeep Compass 2026 Europeu branco com teto preto de traseira
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

Os modelos de entrada usam motor de 145 cv semi-híbrido de 48V. Investigando um pouco, é possível ver um conjunto semelhante entregue pelo 1.2 três cilindros PureTech da Peugeot. Já a versão híbrida plug-in (PHEV) entrega 195 cv só na dianteira e deve usar o motor 1.6 TPH ou o 1.3 T270.

Outra novidade, é que agora o Jeep Compass também será vendido em versão totalmente elétrica, ao menos na Europa. São três variantes, com potência indo de 213 cv no modelo com tração dianteira, até 375 cv no modelo 4×4. Isso rouba do Blackhawk brasileiro o título de Compass mais potente da história com seus 272 cv.

jeep compass europeu verde de frente
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

A marca não divulgou consumo ou capacidade da bateria da versão híbrida, mas garante que o Compass EV será capaz de rodar 500 km na versão com tração dianteira, enquanto a 4×4 roda até 500 km com uma carga completa. Como o Compass 2027 brasileiro manterá a plataforma antiga, será impossível ter uma versão totalmente elétrica como o europeu.

Cherokeezinho

Visualmente, a Jeep evoluiu a fórmula já consagrada do Compass. Ele não é um carro radical em visual, mantendo o legado e clara inspiração no Grand Cherokee. A frente tem faróis pequenos conectados à grade frontal com sete fendas. O capô é bem reto e as caixas de roda quadradas foram mantidas.

jeep compass europeu verde de frente
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

A frente tem para-choques diferentes para cada versão. como acontecia quando o Compass tinha motor diesel. As versões aventureiras tem a parte mais baixa recuada e um detalhe cinza que imita peito de aço, além de uma área preta maior. Na traseira, ele tem lanternas conectadas em X que remetem ao Renegade. O friso cromado das janelas foi abolido.

Já o interior é bem moderno e mantém o excelente acabamento que estamos acostumados nos modelos da Jeep. As linhas horizontalizadas são parecidas com as do Compass atual, mas atualizadas. Manopla de câmbio passa a ser rotativa, enquanto o painel de instrumentos agora é uma tela horizontalizada menor.

interior do Jeep Compass
Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

A central multimídia com tela achatada vem dos Peugeot e até lembra a Ram Rampage. Já o console central alto tem um enorme botão vermelho para o seletor de modo de condução. A Jeep também trabalhou com texturas e elementos inspirados na natureza, além de padronagem em X nos bancos, tal qual o Renegade.

Quando o novo Jeep Compass vem ao Brasil?

Não se empolgue com o novo Jeep Compass europeu. A mudança de plataforma e foco da Stellantis brasileira na continuidade da plataforma Small Wide 4×4 fez com que o modelo fosse descartado para o nosso mercado. O Compass 2027 brasileiro será, de fato, uma nova geração, mas feita sobre a mesma plataforma.

Jeep Compass 2026 Europeu [divulgação]

Como a base se mostrou flexível para chegar ao tamanho de caminhonetes, a Jeep deve esticar um pouco as medidas do Compass e adotar um estilo bem parecido com o modelo europeu. Ele terá versões 1.3 turbo, 2.0 turbo, ambas flex, além de variantes híbridas HEV e PHEV, todas desenvolvidas para a plataforma atual.

Além dos custos, a manutenção da plataforma atual se deve pelo fato de que a nova não aceita 4×4 com eixo cardan, algo importante para a Jeep por aqui. Além disso, a Fiat Toro vai ganhar uma nova geração ainda com essa plataforma e a Peugeot tem em desenvolvimento um novo 3008 só para o nosso país com a Small Wide. 

Ou seja, vai demorar ainda muito tempo para que a fábrica de Goiana, Pernambuco, troque a consagrada Small Wide pela STLA Medium. Agora, o foco da Stellantis é unificar os produtos feitos em Betim, Minas Gerais, para usar a plataforma STLA Small / Smart Car / CMP.

Você queria que a Jeep vendesse o novo Compass no Brasil? Conte nos comentários.


O post Nova geração do Jeep Compass 2027 é mostrada, mas não será vendida no Brasil apareceu primeiro em Auto+ TV.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.