Para quem o detox é indicado e como fazer? Especialista explica

Quando se fala em “detox”, muita gente pensa logo em dietas restritivas voltadas ao emagrecimento, no entanto, essa associação é equivocada.

Segundo a nutricionista Mariane Alves, o foco da desintoxicação não é perder peso, e sim promover a saúde e o bem-estar, favorecendo o funcionamento do organismo.

A ideia do detox não é excluir alimentos para tentar emagrecer, e sim incluir aqueles que vão ajudar no processo desejado.

“Não é sobre exclusão, mas sim inclusão de alimentos, estratégia e rotina alimentar para potencializar o processo de detox que o próprio fígado faz. Porque quando existem muitos sintomas, o corpo já está dando sinais de que não está nada bem”, explica a nutricionista.

Mas, afinal, para quem o detox é indicado? Segundo a especialista, ele pode ser útil para pessoas que se sentem inchadas, indispostas e enfrentam dificuldade para emagrecer, mesmo com esforço. Sintomas como alterações no sono, problemas intestinais, como constipação ou diarreia, e dores de cabeça frequentes também podem indicar a necessidade de desintoxicação.

Embora o detox possa contribuir para a perda de peso ao ajudar o organismo a eliminar toxinas e funcionar melhor, ele não é uma solução mágica. Isoladamente, não resolve problemas de saúde nem promove emagrecimento de forma eficaz.

Leia sobre como fazer bom texto na matéria completa no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.