PF acha mala recheada de dinheiro em operação contra narcotráfico

A Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (6/5) a Operação No Show para desarticular uma organização criminosa transnacional envolvida no tráfico internacional de drogas. O grupo atuava nos estados do Amapá, São Paulo e Ceará e enviava cocaína para países como França, Portugal e Espanha utilizando “mulas”, pessoas aliciadas para transportar a droga no corpo.

Durante as buscas no Ceará, os investigadores localizaram uma mala recheada com R$ 450 mil em espécie, além de 11 quilos de cocaína e um veículo de luxo avaliado em mais de R$ 400 mil.

Segundo a PF, os principais investigados são amapaenses responsáveis por recrutar indivíduos para atuarem como transportadores humanos. As drogas eram escondidas por meio da ingestão de cápsulas, inserção em cavidades corporais ou fixação externa ao corpo.

Em um dos casos investigados, uma mula sob efeito da droga tentou abrir a porta de uma aeronave durante o voo, colocando a segurança de todos a bordo em risco.

Ao todo, são cumpridos 25 mandados de prisão e 28 de busca e apreensão expedidos pela 11ª Vara Federal do Ceará. A PF também solicitou à Interpol a emissão de notificações vermelhas para localizar foragidos ligados à rede criminosa.

Os envolvidos poderão responder por tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico, organização criminosa e crime contra a segurança aérea, com penas que podem ultrapassar 20 anos de prisão.

O nome da operação, No Show, faz referência à estratégia dos traficantes de não embarcar em voos monitorados para evitar a interceptação policial.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.