VÍDEO: Pedras gigantes são retiradas dos rins de paciente que bebia refrigerante todos os dias; veja o que diz especialista

Beber refrigerante demais pode causar pedra nos rins ou na bexiga? É o que parece, após um vídeo viralizar nas redes sociais, nesta semana. Nas imagens, um médico mostra uma bandeja de metal com dezenas de cálculos enormes, retirados de um paciente que, segundo ele, bebia muito refrigerante.

ENTENDA: Entenda quais são os primeiros e os 6 principais sintomas de pedras nos rins

Paciente tomava entre 2 e 3 litros de refrigerante à base de cola por dia | abc+



Paciente tomava entre 2 e 3 litros de refrigerante à base de cola por dia

Foto: Ron Lach/Pexels

O vídeo é do doutor Thales Andrade, um urologista de Minas Gerais. Ele explicou na descrição que os múltiplos cálculos foram retirados de um paciente que tomava entre 2 e 3 litros de refrigerante à base de cola por dia.

Ele explicou que o consumo excessivo dos refrigerante, que são ricos em ácido fosfórico e açúcar, pode favorecer a formação de pedras nos rins e na bexiga. E ele não está errado.

Beber café, chá, bebidas alcoólicas, além de refrigerante à base de cola, pode aumentar o risco de formação de cálculos, segundo o Portal da Urologia, da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU). Beber pouca água por dia, principalmente, pode aumentar as chances de ter pedras na bexiga e nos rins.

SE INSCREVA NA NEWSLETTER DO ABCMAIS

No Brasil, 1 a cada 10 pessoas sofre com o cálculo renal, conforme o urologista membro da SBU Fábio Sepúlveda. A condição é mais comum em jovens, com idades entre 20 e 35 anos, e é mais frequente ainda em homens. “Cerca da metade destas pessoas terão um novo episódio de cálculo ao longo dos 10 anos seguintes e por isso a prevenção é muito importante”, afirmou ele ao Portal da Urologia.

Como prevenir cálculos renais

A melhor forma de prevenir a formação de cálculos renais é beber água o suficiente, idealmente de 2 a 3 litros por dia, segundo os especialistas.

Veja o vídeo que mostra pedras gigantes retiradas de paciente:

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.