Apple estuda implantar busca por IA no Safari com possível fim de acordo com Google

A Apple está “ativamente estudando” reformular o navegador Safari em seus dispositivos para focar em motores de busca impulsionados por IA, à luz do potencial colapso de seu acordo com o Google e das mudanças mais amplas na indústria.

Eddy Cue, vice-presidente sênior de serviços da Apple, fez a revelação nesta quarta-feira (7) durante seu depoimento no processo do Departamento de Justiça dos EUA contra a Alphabet. O cerne da disputa é o acordo estimado em US$ 20 bilhões por ano entre a Apple e o Google, que torna o Google a oferta padrão para consultas no navegador incluído da Apple.

Ele também observou que as buscas no Safari caíram pela primeira vez no mês passado, o que atribuiu ao uso de IA pelas pessoas. Cue disse acreditar que os provedores de busca por IA, incluindo OpenAI, Perplexity AI e Anthropic, eventualmente substituirão os motores de busca padrão, como o Google. Ele afirmou que acredita que a Apple adicionará esses players como opções no Safari no futuro.

“Nós os adicionaremos à lista — eles provavelmente não serão os padrões”, disse ele, acrescentando que ainda precisam melhorar. Cue mencionou especificamente que a empresa teve algumas discussões com a Perplexity.

“Antes da IA, minha sensação era de que nenhuma das outras opções era válida”, disse Cue. “Acho que hoje há um potencial muito maior porque há novos entrantes atacando o problema de uma maneira diferente.”

Atualmente, a Apple oferece o ChatGPT da OpenAI como uma opção na Siri e espera adicionar o Gemini, produto de busca por IA do Google, ainda este ano. Cue disse que a Apple também estudou a Anthropic, Perplexity, DeepSeek e Grok para esse propósito. Cue afirmou que o acordo com a OpenAI permite que a Apple adicione outros provedores de IA ao sistema operacional da empresa, incluindo o seu próprio.

As ações da Alphabet caíram até 7% na quarta-feira, arrastando o mercado para baixo. As ações da Apple também despencaram após os comentários de Cue, caindo até 2,5%. O índice S&P 500 caiu brevemente, apagando um ganho anterior que havia superado 0,5%.

Antes de o ChatGPT ser escolhido no ano passado como parte do Apple Intelligence no iOS 18, houve uma “competição” com o Google, disse Cue. Ele afirmou que o Google havia fornecido uma folha de termos que “tinha muitas coisas que a Apple não concordaria e não concordou com a OpenAI.”

A tecnologia está mudando rapidamente a ponto de as pessoas poderem não usar os mesmos dispositivos em alguns anos, disse Cue. “Você pode não precisar de um iPhone em 10 anos, por mais louco que pareça”, disse ele. “A única maneira de você realmente ter uma competição verdadeira é quando há mudanças tecnológicas. Mudanças tecnológicas criam essas oportunidades. A IA é uma nova mudança tecnológica e está criando novas oportunidades para novos entrantes.”

Cue disse que, para melhorar, os players de IA precisariam aprimorar seus índices de busca. Mas, mesmo que isso não aconteça rapidamente, eles têm outros recursos que são “tão melhores que as pessoas irão trocar.”

“Há dinheiro suficiente agora, com grandes players, que não vejo como isso não acontece”, disse ele, referindo-se à transição de buscas padrão para IA.

Cue também afirmou que os grandes modelos de linguagem — a tecnologia subjacente para a IA generativa — continuarão a melhorar, dando aos usuários mais razões para mudar.

No entanto, ele acredita que o Google deve permanecer como padrão no Safari, dizendo que perdeu o sono com a possibilidade de perder a participação na receita de seu acordo. Ele afirmou que o acordo da Apple com o Google hoje sobre busca regular ainda tem os melhores termos financeiros.

No ano passado, as empresas expandiram seu acordo para incluir a integração do Google Lens como parte do recurso de Inteligência Visual nos últimos iPhones. Isso permite que um usuário tire uma foto e use a IA do Google para analisá-la. Cue também mencionou que seu acordo com o Bing da Microsoft — uma opção não padrão no Safari — foi recentemente alterado para ser ano a ano.

© 2025 Bloomberg L.P.

The post Apple estuda implantar busca por IA no Safari com possível fim de acordo com Google appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.