Chanceler da Alemanha pede que EUA “fiquem fora” da política do país

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, pediu que os Estados Unidos se abstenham de interferir na política do país. Ele também quer conversar por telefone com o presidente Donald Trump nesta quinta-feira (8/5).

O Parlamento alemão (Bundestag) elegeu oficialmente, em segunda votação, nessa terça-feira (6/5), o conservador Merz, da União Democrata Cristã (CDU), como o novo chanceler federal do país.

Durante a campanha, o partido Alternativa para a Alemanha (AfD) recebeu apoio de Elon Musk, aliado de Trump. Na semana passada, a agência de inteligência interna da Alemanha classificou o AfD como partido de extrema-direita.

Marco Rubio, secretário de Estado dos EUA, chamou a medida de “tirania disfarçada” e afirmou que a Alemanha “deveria mudar de rumo”, de acordo com o The Guardian.

Merz, mesmo sem vínculos políticos com a AfD, condenou as “observações absurdas” dos Estados Unidos, sem especificar quais declarações, e afirmou que “gostaria de encorajar o governo americano a se abster de se envolver” na política alemã.

O chanceler alegou que sempre acreditou que os EUA “conseguem distinguir claramente entre partidos extremistas e partidos do centro político”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.