Chuva forte, raios e granizo: Veja o que esperar da frente quente que avança por parte do RS

Uma frente quente se forma entre o final desta quarta (7) e o começo da quinta-feira (8) sobre o Rio Grande do Sul e será responsável por chuva, raios e prováveis ocorrências de queda de granizo nas próximas horas em parte do Estado. 

CLIQUE AQUI PARA ENTRAR NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Frente quente se forma entre o final desta quarta (7) e o começo da quinta-feira (8) sobre o Rio Grande do Sul | abc+



Frente quente se forma entre o final desta quarta (7) e o começo da quinta-feira (8) sobre o Rio Grande do Sul

Foto: Reprodução/MetSul

Segundo a MetSul Meteorologia, já no começo do dia o fenômeno trará muita nebulosidade e chuva – com pancadas fortes em alguns pontos – para diversas regiões do território gaúcho, especialmente no Oeste, no Centro, no Sul e no Leste. Ao longo da quinta-feira, contudo, pressionada por correntes de vento norte, quente e seco, a frente deve se mover para o sul e, assim, intensificar a chuva nas regiões atingidas.

Com o recuo da frente quente para o Sul, a nebulosidade diminui na metade norte e o sol deverá aparecer e com vento.

LEIA MAIS: Chuva forte, ventos acima de 100 km/h e alerta vermelho do Inmet; saiba quais serão os dias de maior risco

Já na Grande Porto Alegre, a quinta-feira começa com muitas nuvens e chance de chuva, mas o tempo também deve abrir ao longo do dia por conta do afastamento do fenômeno. O vento norte deve marcar presença e pode soprar com rajadas na região dos vales, levando ar quente e elevando a temperatura com calor, ocasionando, ainda, abafamento.

A MetSul ressalta que as frentes quentes tendem a recuar para o sul quando deslocadas pelo ar tropical que avança do norte. Com isso, a instabilidade não deve atingir todo o território gaúcho.

O que é uma frente quente?

Os especialistas explicam que esse fenômeno meteorológico ocorre quando uma massa de ar quente avança sobre uma região ocupada por ar mais frio. “Como o ar quente é menos denso, ele tende a subir suavemente sobre o ar frio”, detalham.

 

Diferente de uma frente fria, em que a mudança no tempo costuma ser brusca, a frente quente traz alterações mais graduais. Comuns durante os meses mais frios do ano no Rio Grande do Sul, essas frentes costumam trazer granizo, raios e chuva – que pode ser localmente forte a intensa.

Da frente quente para a frente fria

Entre o final de quinta e as primeiras horas de sexta-feira (9), a frente quente se converterá em fria. Ao se deslocar pelo território gaúcho durante o dia, a frente fria vai ganhar força ao encontrar o ar quente da corrente de jato em baixos níveis em sua dianteira. A previsão é que chova intensamente em muitas cidades.

A MetSul destaca que a chuva virá com raios e que há o risco de temporais isolados de vento e granizo. “Mesmo o risco de tornados não é afastado devido ao vento divergente pela corrente de jato”, afirmam os meteorologistas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.