Conclave começa com missa solene e procissão para a Capela Sistina

O conclave para escolha do novo Papa iniciou-se oficialmente nesta quarta-feira (7), com a tradicional missa Pro Eligendo Pontifice na Basílica de São Pedro, no Vaticano. A celebração, presidida pelo cardeal decano Giovanni Battista Re, foi marcada por orações, cantos e homenagens ao Papa Francisco, falecido em abril, aos 88 anos. A missa é o último ato público dos cardeais eleitores antes de se recolherem para as votações na Capela Sistina.

Após a cerimônia, os 133 cardeais com menos de 80 anos, entre eles sete brasileiros, seguiram em procissão até a Capela Sistina, entoando o hino latino Veni Creator Spiritus. Uma vez na capela, os cardeais fizeram o juramento de manter absoluto sigilo sobre todo o processo de votação. Esse compromisso reforça o caráter solene e reservado do conclave, uma tradição que remonta ao século XIII.

Leia também

Antes do conclave, cardeal Re pede isenção em momento “complexo da história”

Decano do Colégio Cardinalício defende amor sem limites, unidade da Igreja e responsabilidade diante da história; conclave tem início às 11h30 de Brasília

Conclave: quem é o cardeal que faz o anúncio ‘Habemus Papam’ após a votação

Responsável pelo anúncio é o protodiácono, cargo atualmente ocupado pelo cardeal francês Dominique Mamberti

Primeira votação e expectativa por fumaça preta

A primeira votação está marcada para às 14h (horário de Brasília). No entanto, é improvável que o novo Papa seja escolhido já neste primeiro turno. Nos conclaves modernos, as primeiras votações geralmente servem para os cardeais avaliarem o apoio a diferentes nomes. Uma fumaça preta deve ser vista subindo da chaminé da Capela Sistina, sinalizando que não houve consenso.

A partir do segundo dia, o ritmo do conclave acelera, com quatro votações diárias: duas pela manhã e duas à tarde. As fumaças podem aparecer nos horários de 5h30, 7h, 12h30 e 14h (horário de Brasília). Caso o novo Papa seja escolhido já na primeira votação de qualquer sessão, a fumaça branca pode surgir antes do horário previsto.

Ritual e tradição

O novo Papa será eleito por maioria qualificada, com pelo menos 89 votos entre os 133 cardeais eleitores. O conclave é conduzido em absoluto sigilo, e qualquer violação desse compromisso pode resultar em sanções severas. Uma vez escolhido, o novo Pontífice será anunciado ao mundo pelo tradicional “Habemus Papam”, com sua primeira aparição na sacada da Basílica de São Pedro.

Caso o conclave se estenda além de três dias, o processo é suspenso para um dia de oração e reflexão entre os cardeais. O conclave segue, então, até que um candidato alcance a maioria necessária para ser proclamado o novo líder da Igreja Católica.

The post Conclave começa com missa solene e procissão para a Capela Sistina appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.