Copom reduz ritmo e eleva Selic em 0,50 ponto, para 14,75% ao ano

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira — conforme esperado pela ampla maioria dos economistas e analistas de mercado — elevar a Selic em 0,50 ponto percentual, para 14,75% anuais.

A decisão por um novo aumento na taxa básica de juros foi tomada em unanimidade pelos diretores do BC e confirmou o ajuste de menor magnitude antecipado pelo comitê em março, após quatro altas seguidas de 1 ponto percentual.

Segundo o comunicado do Copom nesta quarta-feira, persiste uma assimetria altista no balanço de riscos para os cenários prospectivos para a inflação.

Para o Copom, diante da continuidade do cenário adverso para a convergência da inflação, da elevada incerteza e das defasagens inerentes ao ciclo de aperto monetário em curso, o Comitê antevê, em se confirmando o cenário esperado, um ajuste de menor magnitude na próxima reunião.

“Para além da próxima reunião, o Comitê reforça que a magnitude total do ciclo de aperto monetário será ditada pelo firme compromisso de convergência da inflação à meta e dependerá da evolução da dinâmica da inflação, em especial dos componentes mais sensíveis à atividade econômica e à política monetária, das projeções de inflação, das expectativas de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos.”

The post Copom reduz ritmo e eleva Selic em 0,50 ponto, para 14,75% ao ano appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.