Erros e acertos mais comuns entre investidores de FIIs, segundo André Bacci

Fundos Imobiliários FIIs imóveis edifícios

Fundos imobiliários podem gerar renda e independência financeira — mas também armadilhas para quem não entende bem o produto. No episódio desta quarta-feira (07) do Liga de FIIs, às 18h, no canal do InfoMoney, o investidor e ex-bancário André Bacci comentou os seus principais erros e as atitudes que, segundo ele, fazem toda a diferença no longo prazo para quem investe.

Para André Bacci, que alcançou a independência financeira com fundos imobiliários, um dos principais equívocos é acreditar em fórmulas mágicas. Segundo ele, a realidade financeira e o tamanho dos aportes fazem grande diferença no tempo necessário para atingir esse objetivo. “O aporte é essencial. Quanto maior ele for, mais você antecipa o seu objetivo”, afirmou.

Ele mesmo admite que começou a investir tardiamente e que, se pudesse voltar no tempo, teria iniciado mais cedo. “O maior erro foi ter começado tarde. Antes disso, eu apenas poupava, o que funcionava bem, mas era basicamente deixar o dinheiro no banco, não existem milionários ou independentes financeiros da renda fixa”.

Outro erro comum, segundo ele, é comparar o desempenho de fundos com taxas de juros, podendo levar o investidor a tomar decisões pró-cíclicas, ou sair do investimento apenas quando a cota está negativa. “Vi muitas pessoas desistirem com prejuízo em momentos de euforia ou queda do mercado” disse.

Em contrapartida, destacou que um dos maiores acertos em sua trajetória foi a leitura frequente de relatórios e análises. “Nem todo problema é evitável, mas muitos deles são antecipados nos relatórios. Quem lê, consegue se proteger melhor.”

Leia Mais: FIIs ou comprar imóveis? O que investidores precisam entender ao investir

Entender a natureza financeira dos FIIs é essencial

Marcos Baroni, head de fundos imobiliários da Suno Research e um dos apresentadores do Liga de FIIs, chamou atenção para a falta de compreensão sobre o produto. “Fundos imobiliários são um híbrido: têm base em imóveis reais, mas funcionam como instrumentos financeiros. Muitos investidores cometem erros porque não entendem essa diferença”, explicou.

Segundo Baroni, é comum ver comparações equivocadas entre FIIs e imóveis, o que leva a expectativas desalinhadas.

Além disso, diz ele, um dos grandes acertos está justamente na capacidade de filtrar e interpretar bem as informações disponíveis. “Hoje temos um volume enorme de dados, mas o excesso pode atrapalhar tanto quanto a falta. Saber o que acompanhar e como acompanhar é essencial”, afirmou.

Leia Mais: Projetos logísticos avançam fora do eixo SP-RJ, mas juros e liquidez são entraves

Confira a entrevista completa – e mais dicas – de André Bacci na edição desta semana do Liga de FIIs. O programa vai ao ar todas as quartas-feiras, às 18h, no canal do InfoMoney no Youtube. Você também pode rever todas as edições passadas.

The post Erros e acertos mais comuns entre investidores de FIIs, segundo André Bacci appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.