Feira do Dia das Mães começa na Antiga Estação de Trem em Canoas

Tolhas, acessórios e itens de decoração. Estes são alguns dos produtos que estão sendo expostos na tradicional Feira do Dia das Mães que começou nesta quarta-feira (7), na Antiga Estação de Trem, no Centro. Os artesãos da Economia Solidária de Canoas seguem no espaço até sábado (10), das 9 às 19 horas. 

SIGA O ABC+ NO GOOGLE NOTÍCIAS!

Jussara Silva produz panos de prato há mais de 20 anos



Jussara Silva produz panos de prato há mais de 20 anos

Foto: Paulo Pires/GES

A expectativa é de boas vendas, como afirma a artesã Jussara Rodrigues Silva, 72 anos, uma das expositoras. “Eu faço artesanato há bastante tempo, mais de 25 anos. São panos de prato, esfregões, panos do dia a dia. Tudo com um preço acessível.” 

O trabalho todo é manual, feito com muito cuidado como mostra a moradora do Niterói. “Os esfregões não têm costura e os panos têm um acabamento em crochê. Tudo tem pintura e bordado”, detalha. A delicadeza é regra entre os objetos expostos, como chinelos, cuias personalizadas e bolsas. 

“A feira é uma referência e não teve ano passado. Imagina, os artesãos produzem durante mais de um mês para serem comercializados no Dia das Mães. Mas nos enfrentamos a enchente e não teve a feira. E muitos foram afetados direta e indiretamente. Então, temos esse apelo também para retomar a tradição”, destaca o secretário adjunto Odavir de Melo Junior, o Juninho.

Mudança de local

Estes e outros produtos da Economia Solidária costumavam ser comercializados no Calçadão de Canoas, na Rua Tiradentes, também no Centro. Mas o local foi alterado a pedido dos lojistas locais. A artesã, acostumada com o outro ponto de vendas não deixa de notar a mudança de local. “Antes as feiras eram muito boas no Calçadão, mas não podemos expor mais lá. Aqui está sendo um espaço acolhedor. Estamos aguardando as visitas agora”, comenta. 

A banca da Jussara divide o primeiro andar da Antiga Estação de Trem com mais de dez artesãos, incluindo o Dauto José Pacheco. Atuante na área desde 2013, o morador do bairro Nossa Senhora das Graças transforma material reciclável em canecas estampadas. O artesão não havia concordado com a mudança de local, mas também compartilha uma boa expectativa. 

FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO DIÁRIO DE CANOAS NO WHATSAPP

Dauto Pacheco expõe seu artesanato na feira



Dauto Pacheco expõe seu artesanato na feira

Foto: Paulo Pires/GES

“Quero queimar minha língua”, brinca. “Aqui não tem muito movimento. Mas têm coisas que podem trazer mais pessoas, como a saúde, cultura. Eu queria ficar no Centro, pelo menos na Tiradentes. Ajudamos a movimentar, consumimos ali”, argumenta. 

A escolha pela antiga estação segue a determinação de utilizar recursos públicos em eventos, como informa Juninho. “Estamos usando um equipamento público sem custo já com segurança própria e que podemos trazer os expositores para cá. Tem previsão de chuva para os próximos dias, então também aproveitamos a arquitetura. E é um ponto histórico de Canoas”, ressalta.

Serviços

A feira não está sozinha na estação. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) convidou outras pastas para estarem presentes seus serviços no local. Nesta quarta-feira, a própria SMDEI oferece vagas de empregos através do Banco de Oportunidades.

Feira do Dia das Mães na Antiga Estação de Trem



Feira do Dia das Mães na Antiga Estação de Trem

Foto: Paulo Pires/GES

“Fizemos parcerias com secretarias justamente para que fique mais atrativo. O pessoal vai vir aqui também pela feira e aproveita para fazer algum serviço com a Prefeitura”, observa. Nesta quinta-feira (8), será a vez a Secretaria Municipal de Educação (SME) orientar sobre vagas escolares e fazer pinturas de rosto nas crianças. 

Sexta-feira (9), a Saúde estará participando com a oferta de vacinas. Já no sábado (10), último dia de feira, a Cultura planeja atrações para entreter o público que passa pelo espaço. 

Feira no parque 

Os artesãos também estarão presentes no Parque Getúlio Vargas, no Marechal Rondon, no próximo sábado (10), das 14 às 17 horas. A feira acontece junto com uma programação especial de Dia das Mães, organizada pela Prefeitura de Canoas. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.