Fórmula 1: Alpine anuncia Colapinto como titular no lugar de Doohan

O piloto Franco Colapinto está de volta ao grid da Fórmula 1. O argentino foi anunciado, na madrugada desta quarta-feira (7/5), pela Alpine, como novo titular da equipe, no lugar de Jack Doohan.

3 imagens

Piloto terá cinco corridas para demonstrar que merece continuar como titular da Alpine

Pela primeira vez desde 2001, grid da Fórmula 1 terá um brasileiro e um argentino, com Colapinto e Bortoleto.
1 de 3

Colapinto está de volta ao grid da Fórmula 1.

Qian Jun/Paddocker/NurPhoto via Getty Images

2 de 3

Piloto terá cinco corridas para demonstrar que merece continuar como titular da Alpine

George Hitchens/SOPA Images/LightRocket via Getty Images

3 de 3

Pela primeira vez desde 2001, grid da Fórmula 1 terá um brasileiro e um argentino, com Colapinto e Bortoleto.

Joe Portlock – Formula 1/Formula Motorsport Limited via Getty Images

Incialmente, Colapinto chega ao cockpit da equipe francesa com cinco corridas de contrato, iniciando já no GP da Emília-Romagna, em Ímola, no dia 18 de maio. Antigo titular, Jack Doohan ficará como reserva da Alpine, no aguardo por uma nova oportunidade.

O anúncio aconteceu menos de 24 horas após a Alpine comunicar o público sobre a saída de Oliver Oakes do cargo de chefe de equipe. Ele deu lugar a Flávio Briatore.

Colapinto esteve na Fórmula 1 em 2024, também entrando no meio da temporada, e atraiu olhares da categoria. Ele substituiu Logan Sargeant, na Williams, demitido da equipe inglesa por desempenho abaixo do esperado.

Especulações confirmadas

Com o mundo da Fórmula 1 encantado por Colapinto, desde o fim de 2024, já era especulado que o argentino poderia ter um lugar no grid. No entanto, os rumores não se confirmaram por conta do preenchimento prévio das vagas.

Contudo, a chegada do piloto de 21 anos à reserva da Alpine colocou pressão em Jack Doohan, com os boatos de que haveria uma troca de pilotos caso o australiano não concretizasse a expectativa da equipe. A ideia seria justamente que Franco assumisse a posição em Ímola.

Brasil e Argentina no grid

Após 24 anos, pilotos de Brasil e Argentina estarão juntos na Fórmula 1, com Bortoleto na Sauber e Colapinto na Alpine.

A última vez foi em 2001, quando Gastón Mazzacane disputou as quatro primeiras corridas da temporada pela Prost. Contudo, acabou demitido após o GP de San Marino. Até aquela corrida, o Brasil contava com 4 pilotos: Luciano Burti (Jaguar), Tarso Marques (Minardi), Enrique Bernoldi (Arrows) e Rubens Barrichello (Ferrari).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.