Frio, calor e tempestades? Frente fria se aproxima de SC com risco de temporais severos

Frente fria deve atingir SC nos próximos dias

Pancadas de chuva antecedem chegada de frente fria a Santa Catarina – Foto: Divulgação/@82drones/ND

Uma frente fria está se formando e deve atingir Santa Catarina a partir da sexta-feira (9), elevando os riscos de temporais severos no Oeste e na divisa com o Rio Grande do Sul.

Porém, nas primeiras horas desta quarta-feira (7), já há condições de pancadas de chuva isoladas, com raios, nas regiões do Oeste catarinense.

O novo sistema de baixa pressão que atinge o estado na sexta será potencializado por um canal de umidade vindo da Amazônia, podendo causar rajadas de vento, granizo e alagamentos pontuais entre a tarde e noite.

Até lá, o estado terá dias típicos de outono: madrugadas frescas (10 a 20°C) e tardes quentes, com temperaturas chegando a 30°C no Oeste e Litoral na quinta-feira (8).

O sistema deve espalhar os temporais para outras regiões no sábado (10), com risco moderado de destelhamentos e quedas de árvores.

Sistema de baixa pressão chega ao estado na sexta-feira (9)

Sistema deve atingir Santa Catarina na sexta-feira (9), mas Oeste do estado já deve ter chuva a partir de quarta-feira (7) – Foto: Deny Campos/ND

Frente fria contrasta com calor prévio em SC; saiba os riscos

Enquanto a frente fria não chega, as demais regiões de Santa Catarina terão dias estáveis, com nevoeiros matinais e sol entre nuvens. O perigo aumenta na sexta-feira (9), quando o sistema avançar sobre o resto do estado com:

  • Temporais concentrados no Oeste (final da tarde e noite);
  • Rajadas de vento e granizo;
  • Risco alto de danos à rede elétrica e alagamentos.
Chuvas com raios devem atingir SC

Sistema de baixa pressão pode estender temporais para o sábado (10) – Foto: Caroline Figueiredo/ND

No sábado (10), a frente fria avança para o resto do estado, mantendo condições para chuva forte e raios. Defesa Civil recomenda atenção a alertas meteorológicos, especialmente no Grande Oeste nas divisas com o Rio Grande do Sul, onde os efeitos serão mais intensos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.