Moraes marca depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro em trama golpista

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agendou para os dias 19 de maio a 2 de junho as audiências para ouvir as testemunhas do núcleo 1 da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na lista de depoentes figuram nomes como o do governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas (Republicanos), do ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuelo e do senador Rogério Marinho (PL-RN).

Bolsonaro é apontado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) como membro do núcleo responsável pelas principais decisões e ações de impacto social na tentativa de golpe. Além do ex-presidente, o grupo inclui ex-ministros do governo, como Braga Neto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (GSI). Outros membros são o ex-diretor-geral da Abin Alexandre Ramagem, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Leia também

Bolsonaro recebe enviado dos EUA e destaca “ameaças à democracia brasileira”

Ex-presidente Jair Bolsonaro discutiu com Ricardo Pita, do Departamento de Estado dos EUA, temas como democracia e interesses americanos na região

Segundo o cronograma definido por Moraes, as audiências começarão com os depoimentos das testemunhas de acusação, seguidas pelas testemunhas de defesa. Os depoimentos serão conduzidos por juízes-auxiliares do gabinete de Moraes, como é padrão nas ações penais do STF, e poderão ocorrer por videoconferência. As defesas dos réus e os representantes da PGR terão direito de acompanhar e fazer questionamentos.

No dia 30 de maio, o governador de São Paulo, Tarcísio Gomes de Freitas, e o ex-ministro da Saúde Eduardo Pazuelo estão entre as testemunhas que prestarão depoimento em favor de Bolsonaro. No dia 2 de junho, será a vez de Rogério Marinho.

Após essa fase, Moraes deverá agendar os interrogatórios dos réus, incluindo o próprio Bolsonaro e os demais membros do núcleo golpista. O julgamento final será realizado pela Primeira Turma do STF, que decidirá se os acusados são culpados ou inocentes.

The post Moraes marca depoimentos de testemunhas do núcleo de Bolsonaro em trama golpista appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.