Nova tecnologia muda jeito de vender passagens aéreas no Brasil

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Aoron Beyer, coordenador do Comitê de Tecnologia da Abav-SP Aviesp (Emerson Souza/Divulgação)

O Comitê de Tecnologia da Abav-SP Aviesp divulgou nesta terça-feira (6) um raio-x sobre o avanço da Nova Capacidade de Distribuição (NDC) no Brasil. A pesquisa, que analisou 16 empresas nacionais e internacionais, mostra que nove delas já disponibilizam a tecnologia para as agências de viagens — enquanto sete ainda estão em processo de implementação, ou sequer têm previsão.

Entre as companhias brasileiras, a Latam é a única que já opera com o NDC, mesmo ainda em fase piloto. Segundo o estudo, a tecnologia da empresa já está integrada a canais como GDSs, OTAs, OBTs e agregadores.

No mercado internacional, American Airlines, Air Canada e Lufthansa se destacam por oferecerem os produtos mais completos utilizando o NDC. A tecnologia, baseada em XML e desenvolvida pela Iata (Associação Internacional de Transporte Aéreo), tem como objetivo modernizar a forma como as passagens e serviços complementares são distribuídos.

“O NDC é uma realidade que traz diversas oportunidades de personalização para as agências de viagens”, ressalta Aoron Beyer, coordenador do Comitê de Tecnologia da Abav-SP Aviesp. “O NDC, quando implantado em sua plenitude, oferecerá inúmeras possibilidades às agências, incluindo a eficiência na venda de bilhetes, o gerenciamento simplificado de cancelamentos e remarcações voluntárias, a facilidade na seleção de assentos e a agilidade nos processos de reembolso”, complementa.

Para o presidente da Abav-SP Aviesp, Bruno Waltrick, a expectativa é de que o NDC se torne o novo padrão mundial de distribuição. Ele também destaca que a tecnologia não deve impactar apenas o segmento corporativo. “Sabemos da necessidade de que os agentes de viagens se atualizem em relação às novas tecnologias. E é exatamente por isso que implementamos este comentário”, afirma. “O conhecimento e a familiaridade com o NDC são essenciais para que os profissionais do setor possam oferecer um serviço mais ágil aos seus clientes e aproveitar ao máximo os benefícios proporcionados pela nova plataforma”, finaliza.

Segundo o comitê, o objetivo agora é continuar promovendo capacitações e estudos sobre o tema, preparando os profissionais do setor para uma nova fase na forma de vender — e também de atender — os viajantes.

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