Quem é a gaúcha que leu a Oração Universal na abertura do conclave

Uma gaúcha de Erechim foi a responsável por ler a Oração Universal na missa que abriu o conclave no Vaticano nesta quarta-feira (7). Andressa Collet é jornalista radicada em Roma e especializada em assuntos religiosos no Vaticano. Ela atua no com o Vatican News, veículo de notícias oficiais do Vaticano.

Andressa Collet | abc+



Andressa Collet

Foto: Reprodução/Vatican News

A sua leitura foi feita toda em português, um dos seis idiomas praticados na cerimônia. “Que o Senhor guie todos os homens na edificação do bem e da justiça, da solidariedade e da concórdia”, disse em trecho proclamado pela gaúcha. De acordo com o g1, ela mora na Itália há mais de uma década com o marido e filhos.

SAIBA MAIS: CONCLAVE: Escolha do no papa já começou; saiba quando deverá sair resultado da primeira votação

Sobre o papa Francisco, Andressa disse que ele “foi um papa como um pai, que acolheu, que abraçou.” Em 2024, ela levou teve a iniciativa de levar a bandeira do Brasil em encontro privativo entre o pontífice e um grupo de brasileiros.

VIU ISSO? Conclave mais longo durou quase 3 anos: veja como é cronograma agora

“Ele abençoou o meu filho Leonardo quando ele tinha um ano de idade. Hoje, ele tem 7. E, depois, o meu filho Lorenzo, que estava na minha barriga. O papa deu essa abertura extraordinária para as mulheres. Eu, como mãe, me sinto muito mais ligada nele, nestes termos, por ter dado esse passo maior”, relatou a gaúcha, ainda de acordo com o g1.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Adicionar aos favoritos o Link permanente.