“Todas as cidades, sem exceção, param para comemorar o São João”, diz diretor de promoção da Setur-BA; veja fotos do roadshow em SP

SÃO PAULO – Na noite desta quarta-feira, a Bahia deu início ao seu roadshow para promover o São João de 2025. Além de São Paulo, na Casa Bisutti, no Itaim Bibi, a promoção do evento acontecerá no Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília, e também em Buenos Aires, Santiago, e Montevedéu, destinos que fazem voos diretos para Salvador e Porto Seguro.

Agentes e operadores tiveram a oportunidade de conhecer algumas das experiências desta grande festa baiana: gastronomia, música e cultura. O objetivo dessa promoção é ter a possibilidade de estimular a venda, dando informações detalhadas e atualizadas para que os profissionais possam comercializá-los.

“No caso da Bahia, temos um conjunto de atividades que vão, de comemorações, que se iniciam com o Santo Antônio, passam pelo São João e terminam no São Pedro. É como se fosse o Carnaval pulverizado: da capital até o interior”, disse Pedro Gramacho, diretor de promoção da Secretaria de Turismo da Bahia.

“Todas as cidades, sem exceção, param para comemorar o São João. É um momento de festa, de confraternização, de alegria.”

Segundo Pedro Gramacho, o produto “São João” consegue movimentar a economia de forma extraordinária, movimentando toda cadeia turística, como hotelaria, bares e restaurantes.

Em 2024, a Bahia recebeu 3,9 milhões de pessoas durante o São João. Para este ano, a expectativa é de um aumento de 25%.

Diferencial

O diretor de promoção da Setur-BA enfatiza a importância da festa não ser concentrada apenas na capital ou grandes cidades, mas em todas: “Salvador e as principais cidades acabam sendo os polos de entrada, mas muitas vezes você tem as melhores festas em destinos poucos conhecidos. Então você vai ter no sertão da Bahia, vai ter em Juazeiro, Senhor do Porfim, Chapada Diamantina… todas”.

Mercado internacional

Desde o ano passado a Bahia tem promovido seu São João a outros países da América do Sul que tem conectividade aérea, como Chile, Uruguai e Argentina.

Investimento

Os números de investimento da Secretaria de Turismo ultrapassam R$ 15 milhões. “Hoje, o que nós gastamos de investimento em promoção por semestre equivale a um ano e meio de investimento. Existe um esforço muito grande do governador e do secretário de turismo, para amplificar esses investimentos e naturalmente isso você passa a perceber que quanto mais presentes estivermos no mercado fazendo promoção, mostrando a diversidade que a Bahia tem, maior o potencial de venda”, enfatizou.

Veja fotos do roadshow abaixo:

GALERIA

(Beatriz do Vale/M&E)

Adicionar aos favoritos o Link permanente.