Turismo na Coreia do Sul cresce 35% entre brasileiros e aposta em luxo discreto, K-Pop e experiências culturais

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Lawrence Reinisch, representante do Turismo da Coreia do Sul para o Brasil (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – A Coreia do Sul registrou um crescimento de 35% no número de turistas brasileiros em 2024, encerrando o ano com 30 mil visitantes. A informação foi divulgada por Lawrence Reinisch, representante da Korea Tourism Organization (KTO) no Brasil, durante a ILTM Latin America, realizada na Fundação Bienal, em São Paulo, nesta quarta-feira (7). Segundo ele, a meta é manter a média no ano anterior e ter um aumento de 35% em 2025, impulsionado por estratégias de divulgação e diversificação das experiências oferecidas pelo país.

A atuação oficial da KTO no Brasil teve início em 2024, com foco em ampliar a presença do destino no mercado latino-americano. Em 2023, o número de brasileiros na Coreia era de 22 mil – cinco mil dos quais participaram do Encontro Mundial de Escoteiros. “O crescimento é significativo, e nosso trabalho agora é manter essa curva ascendente, diversificando as experiências e quebrando mitos sobre a Coreia”, afirmou Reinisch.

Luxo sem ostentação

Para o público premium, a Coreia aposta no conceito de “understated luxury” – um luxo menos voltado à ostentação e mais ancorado em design, tradição, história e hospitalidade. “Não é o luxo de ostentar, de mostrar joia. É o luxo do silêncio, do detalhe. A Coreia é extremamente poderosa nesse sentido”, explicou o representante.

Experiências exclusivas incluem estadia em hanoks (pousadas tradicionais coreanas), noites em templos budistas com refeições típicas e imersão espiritual, visitas à zona desmilitarizada (DMZ) entre as Coreias e festivais locais, que oferecem contato direto com a população e a cultura coreana.

A cultura pop também é um dos grandes atrativos para o público jovem. Grupos como BTS, o consumo de produtos de beleza e os tratamentos de estética tornaram-se parte do roteiro de viagem. “A Coreia exporta tendências. Os cosméticos, a moda, a música – tudo isso já é conhecido e procurado por brasileiros”, disse.

Outro destaque é a culinária. “É uma comida saudável e cheia de sabor, com muitas camadas”, afirmou. Com preços abaixo dos praticados no Japão, principalmente em hospedagem, alimentação e transporte, a Coreia do Sul se apresenta como uma alternativa acessível e segura para famílias e estudantes.

“O metrô é barato e fácil de usar, os táxis são acessíveis, e a segurança é total. Isso tranquiliza os pais que querem viajar com filhos, inclusive para destinos mais distantes como a Ásia”, pontuou Reinisch.

Perfil dos visitantes

De mochileiros a viajantes de luxo, o perfil dos brasileiros que visitam a Coreia é diverso. Estudantes também têm escolhido o país como destino para intercâmbio, cursos de música e doutorados sanduíche. O turismo de negócios também está em crescimento, com o país atraindo executivos e grupos interessados em feiras, eventos e comércio de moda e beleza.

Para 2025, a expectativa da KTO é ampliar ainda mais a presença da Coreia do Sul no imaginário do brasileiro como destino turístico. “Temos um país seguro, rico em cultura, acessível e multifacetado. Queremos que o brasileiro descubra isso em sua própria viagem”, concluiu Reinisch.

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