“Achei que fosse morrer”, diz morador que viu paredes desabarem durante vendaval e tempestade no RS; veja vídeos dos estragos

O Rio Grande do Sul começou a sentir os efeitos da chegada de uma frente quente nesta quinta-feira (8). O oeste gaúcho, região que está em alerta vermelho do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) até o meio-dia de sexta (9), já teve estragos em função da tempestade.

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Estragos no oeste gaúcho nesta quinta-feira durante tempestade | abc+



Estragos no oeste gaúcho nesta quinta-feira durante tempestade

Foto: Reprodução/Redes sociais/MetSul

Conforme a MetSul Meteorologia, as imagens registradas em Passo Novo, área rural de Alegrete, sugerem a ocorrência de uma microexplosão. A estação do Inmet na cidade anotou rajadas de 93 km/h, mas os meteorologistas acreditam que é provável que o vento tenha sido superior em outros pontos.

O vendaval ainda causou bloqueio temporário da RS-377, entre Alegrete e Manoel Viana, devido à queda de árvores. Na segunda cidade, as rajadas de vento também foram intensas e causaram colapsos estruturais. O vento destruiu total e parcialmente construções na localidade de Lagoa Verde.

“Achei que fosse morrer”, conta o trabalhador rural Luciano Silva. As paredes da residência desabaram com a força do vento.

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

O oeste gaúcho enfrenta muita chuva. Conforme a MetSul, entre a meia-noite e o meio-dia desta quinta, a precipitação somou 95 mm em Uruguaiana, 86 mm em Quaraí, 65 mm em Alegrete, 56 mm em Barra do Quaraí e 55 mm em São Gabriel.

O Rio Grande do Sul segue em alerta para chuva volumosa, fortes rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo até sexta-feira (9), em função de outro fenômeno: uma frente fria.

Veja vídeo

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.