Americano, novo papa já compartilhou críticas contra Trump

Anunciado como novo papa nesta quinta-feira (8/5), o cardeal americano Robert Prevost já compartilhou nas redes sociais artigos críticos ao atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump.

Em julho de 2015, por exemplo, Prevost compartilhou em seu X (antigo Twitter) um artigo escrito pelo cardeal Dolan com críticas à “retórica anti-imigrante” de Trump, chamada pelo autor de “problemática”.

Recentemente, em 3 de fevereiro, o agora novo papa compartilhou na mesma rede social outro artigo com críticas a uma fala do atual vice-presidente americano, JD Vance.

5 imagens

O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica
1 de 5

Vatican News

2 de 5

Vatican News

3 de 5

O mundo tem um novo papa. O colégio de cardeais elegeu o cardeal Robert Prevost, dos Estados Unidos, como próximo líder da Igreja Católica

Vatican News

4 de 5

Reprodução

5 de 5

Scott Olson/Getty Images

Novo papa não era o favorito de Trump

Próximo do papa Francisco e considerado Progressista, Prevost não era o favorito de Trump no conclave, embora tenha nascido em Chicago, nos Estados Unidos.

Ao ser questionado, em entrevista no final de abril, Trump disse que não tinha preferência, mas disse que considerava o cardeal Timothy Dolan, de Nova York, “muito bom”.

“Temos um cardeal de um lugar chamado Nova York que é muito bom. Vamos ver o que acontece”, afirmou o presidente americano.

O novo papa

O sucessor de Francisco tem 69 anos de idade e será o 267° pontífice no cargo. Prevost é o primeiro pontífice norte-americano e escolheu o nome de Leão XIV.

O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia.

O novo papa nasceu em 14 de setembro de 1955, em Chicago. Em 1977 ingressou no noviciado da Ordem de Santo Agostinho em Saint Louis. Estudou na União Teológica Católica de Chicago, recebendo um diploma em teologia.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.