Avanço de frente fria deixa o RS em alerta para temporais com risco de tornado; confira

Já chove em algumas localidades do Rio Grande do Sul, inclusive com estragos em cidades do Oeste gaúcho. A MetSul Meteorologia sugere que uma microexplosão foi registrada em Passo Novo, área rural de Alegrete, nesta quinta-feira (8). Estação do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) registrou rajadas de 93 km/h, porém meteorologistas acreditam que em alguns pontos a velocidade do vento tenha sido maior. 

CLIQUE AQUI E FAÇA PARTE DA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

RS deve ter temporais nesta sexta-feira (9) | abc+



RS deve ter temporais nesta sexta-feira (9)

Foto: Observatório Espacial Heller &Jung

O avanço de um frente fria entre está sexta-feira (9) e o sábado (10) mantém os gaúchos em alerta, pois o sistema trará ao Estado volumes muito altos e localmente extremos de chuva com tempestades localizadas de vento e possível queda de granizo. 

Leia mais: Roblox e Discord: Família acredita em clonagem de IP de suspeito de planejar atentado no show da Lady Gaga

“Uma área de baixa pressão sobre o território gaúcho, acompanhando a frente fria, vai contribuir para intensificar muito o sistema frontal no Rio Grande do Sul e favorecer a chuva volumosa com tempo severo”, explica a MetSul. 

De acordo com os meteorolistas, a frente fria encontrará em sua dianteira ar muito quente trazido por corrente de jato de baixos níveis, agravando o risco de fenômenos severos localizados de vento destrutivo, como microexplosões e até tornados. 

Alto volume de chuva 

A MetSul enfatiza que embora o risco de tempo severo por vento e granizo isolado, o maior impacto no território gaúcho será a ocorrência da chuva, com altos volumes em diversos pontos do Estado. Somente nesta sexta, algumas cidades podem ter acumulados de 100 mm a 200 mm. 

Veja também: INSS: Aposentados podem indicar descontos indevidos neste mês

Contudo, a chuva, por vezes, será intensa e torrencial com volumes elevados em curto período, de 50 mm a 100 mm em menos três horas, e até de 100 mm a 150 mm em menos de seis horas em algumas localidades. 

“São volumes excessivamente altos em curto período e que sistemas de macrodrenagem urbana da cidade, por mais robustos que sejam, são incapazes de absorver. Por isso, é alto o risco de que ocorram alagamento e inundações repentinas com possibilidade de enxurradas”, adverte a MetSul. 

Confira: Defesa Civil passa a emitir alertas climáticos com escalas de cores por grau de severidade; entenda

O prognóstico indica que a instabilidade nesta sexta será mais forte no Oeste, Centro e Sul do Estado, onde são esperados os maiores acumulados de chuva. No Norte e Noroeste gaúcho, os acumulados de precipitações não devem ser tão excessivos, embora a tendência seja de chover forte em vários pontos. 

Dados da MetSul apontam que a instabilidade mais intensa no território gaúcho em termos de chuva ocorrerá entre a madrugada e a parte da tarde no Oeste, Centro e Sul. Já da tarde para noite, os maiores volumes serão registrados na metade Norte gaúcha. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.