BR-116: Com liberação de viadutos em Esteio, veja como estão as obras na rodovia

Com a conclusão prevista para julho de 2025, as obras no complexo de viadutos da BR-116 em Esteio foi finalizado com dois meses de antecedência. Restando apenas detalhes na sinalização, o fluxo de veículos foi liberado nesta quarta-feira (7), surpreendendo motoristas que passavam pelo trecho.

Viadutos da BR-116 em Esteio  | abc+



Viadutos da BR-116 em Esteio

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Iniciados em julho de 2023, os serviços causavam transtornos no trânsito há quase dois anos. Dois viadutos foram construídos na região, além de uma nova alça de acesso. O Arroio Sapucaia, que separa os municípios de Esteio e Canoas, ganhou duas pontes.

As últimas pistas que faltavam ser liberadas no segundo viaduto, sentido interior-capital, foram abertas e o fluxo liberado.

A previsão inicial para a conclusão era dezembro de 2024, no entanto, por conta das enchentes que afetaram o Rio Grande do Sul, a data foi alterada para julho de 2025. Entretanto, para surpresa dos moradores de Esteio e usuários da rodovia, o término das obras foi antecipado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit).

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Viadutos na BR-116 em Esteio  | abc+



Viadutos na BR-116 em Esteio

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Além da construção dos viadutos, as intervenções incluíram melhorias na infraestrutura da rodovia, aumentando a capacidade de tráfego e melhorando a fluidez. Parte do lote 1 de obras na BR-116, que se estende de Porto Alegre até Novo Hamburgo, as obras no Complexo de Viadutos de Esteio custaram aproximadamente R$ 120 milhões.

Mudança na fotografia

Segundo o prefeito de Esteio, Felipe Costella, o investimento mudou a fotografia da entrada do município. “É uma obra que valoriza nossa cidade, melhora a mobilidade e contribui diretamente para o desenvolvimento da região.”

Com as novas alças e readequações no trânsito, Costella espera uma redução nos congestionamentos, que se tornaram rotina no dia a dia dos motoristas. “A conclusão dessa etapa representa mais um passo em direção a um município mais conectado, seguro e preparado para o futuro.”

BR-116 em Esteio  | abc+



BR-116 em Esteio

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Expointer 2025

A nova estruturação no trecho vai beneficiar a edição de 2025 da Expointer, que ocorre entre os dias 30 de agosto a 7 de setembro no Parque Estadual de Exposições Assis Brasil. Considerada uma das maiores feiras agropecuárias da América Latina, o evento levou 662 mil pessoas a Esteio em 2024.

Um ano antes, em 2023, foram mais de 822 mil visitantes, um recorde. Considerando que a população de Esteio está estimada em 78.181 mil pessoas, conforme dados do IBGE. Ou seja, a feira costuma ampliar em até 125% a população da cidade em poucos dias, aumentando também o movimento na rodovia, principal acesso ao município.

Sendo assim, os participantes podem esperar uma redução drástica nos transtornos, que se tornaram comuns na região durante o período da Expointer.

Obras em andamento

Além do Complexo de Viadutos de Esteio, outras obras fazem parte do Lote 1. A previsão do governo federal é que os serviços sejam concluídos até o final do primeiro semestre de 2026.

O principal objetivo é aumentar a capacidade de tráfego e a segurança da rodovia, reduzindo congestionamentos e o risco de acidentes. Entre as principais realizações está a implementação da terceira pista.

Implementação da terceira pista na BR-116 em Esteio  | abc+



Implementação da terceira pista na BR-116 em Esteio

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Os municípios de Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo já foram contemplados. Atualmente, equipes contratadas pelo Dnit estão em Canoas, onde avançam com as obras no sentido Esteio.

Engarrafamentos são frequentes no trecho, que fica próximo da Estação São Luís da Trensurb. Em Esteio também há trabalhos sendo executados com o mesmo propósito.

BR-116, obras da terceira pista em Canoas  | abc+



BR-116, obras da terceira pista em Canoas

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Outro ponto que recebeu a primeira etapa da ampliação de pistas foi o da Avenida Zaida Jarros, em Porto Alegre. No entanto, apenas cones sinalizam o local, sem trabalhadores atuando na rodovia.

Em Novo Hamburgo são três novidades em andamento. Uma delas é construção de duas Passagens Inferiores (PIs) localizadas nos bairros Primavera e Vila Rosa. A primeira dará acesso à Rua Tapes, na altura do quilômetro 238,4, enquanto a segunda ligará a BR-116 à Rua Pedro Álvares Cabral, no quilômetro 237,3.

As construções começaram em janeiro deste ano e tem previsão para conclusão em até 10 meses. Já as obras para construir um novo acesso à BR-116 rumo a Serra, junto ao viaduto Ayrton Senna, iniciaram em janeiro e deveriam ficar prontas em 60 dias. No entanto, está paralisada, bloqueando a Rua José do Patrocínio.

De acordo com o Dnit, trabalhadores envolvidos com a finalização dos viadutos de Esteio serão transferidos para a obra nos próximos dias. A previsão de conclusão é até o final do primeiro semestre.

Equipes que estavam junto ao viaduto, foram deslocadas para o acesso a RS-239 na BR-116, no sentido Estância Velha. As intervenções visam o alargamento do pontilhão sobre o Arroio Luiz Rau. A previsão de conclusão não foi divulgada pelo Dnit.

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Por fim, em Canoas, está em andamento o alargamento do popular “viaduto da Metrovel”, localizado no quilômetro 265 da BR-116. As obras iniciaram no dia 1º de fevereiro e a expectativa do Dnit é de que sejam finalizadas em até um ano.

Obras concluídas

Já em São Leopoldo, novas pontes sobre o Rio dos Sinos foram construídas e entregues em setembro de 2024. As estruturas têm 100 metros de comprimento e 11,3 metros de largura, com duas novas faixas de tráfego, além de passeio e ciclovia.

Com cinco vãos de 20 metros, cada uma é composta por seis blocos de fundação. Cada bloco é suportado por oito estacas do tipo raiz, com 40 centímetros de diâmetro e comprimentos variáveis de oito a 13 metros.

Pontes sobre o Rio dos Sinos  | abc+



Pontes sobre o Rio dos Sinos

Foto: Juliano Piasentin/ GES-Especial

Ainda no município do Vale do Sinos houve a conclusão do Complexo Scharlau. A construção de dois novos viadutos (da RS-240 e o paralelo) e de uma nova pista, que virou a porta de entrada à RS-240 para quem vem da BR-116 e deseja seguir ao Vale do Caí ou para a Serra, a obra foi planejada para eliminar as seis sinaleiras que eram responsáveis pela coordenação do trânsito no cruzamento. A entrega ocorreu em agosto de 2024.

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