Buscas online por cachoeiras saltam 82% em um ano; veja os destinos mais procurados

unnamed 2 1 Buscas online por cachoeiras saltam 82% em um ano; veja os destinos mais procurados

Destaque vai para as atrações naturais de Minas Gerais, que ocupam cinco das dez posições do ranking divulgado pela DeÔnibus (iStock)

Para além das praias e parques aquáticos, algo que aumentou em todo o Brasil foi o interesse por trilhas e cachoeiras — demanda que vem, nos últimos meses, se refletindo nas buscas mais recentes da população na internet, conforme mostra um levantamento inédito sobre o assunto.

A constatação é do marketplace de viagens rodoviárias DeÔnibus, que analisou as idas dos internautas ao Google Brasil e descobriu: no último ano, período em que o país registrou um dos verões mais quentes da história, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a procura por cachoeiras cresceu 82%, gerando mais de 4 milhões de buscas de Norte a Sul. 

Mas, afinal, quais destinos com cascatas e quedas d’água têm atraído cada vez mais as pessoas? Conferida no ranking a seguir, os nomes de cada atração natural, suas regiões e dicas para aproveitá-las da melhor maneira — do deslocamento à segurança.

Cachoeira mais pesquisada do Brasil está em São Paulo 

Embora não faltem destinos naturais para um bom mergulho no país, algo que os dados de busca compilados pela DeÔnibus revelam é como determinadas quedas d’água parecem brilhar mais os olhos da população nos últimos tempos, seja por sua beleza e história, localização ou facilidade de acesso.

Um bom exemplo disso é a Cachoeira dos Pretos, que lidera o ranking com os maiores volumes de pesquisa recentemente. Responsável por mais de 168 mil idas ao Google Brasil em doze meses, trata-se de uma atração cujos atributos a tornam uma parada quase obrigatória nos arredores paulistas: além de estar localizada no município de Joanópolis, a 130km da cidade de São Paulo, tem uma das maiores quedas d’água do estado, com 154 metros de altura.

unnamed 3 Buscas online por cachoeiras saltam 82% em um ano; veja os destinos mais procurados

Minas tem cinco refúgios naturais entre os mais populares na internet 

Nem a Chapada dos Veadeiros, em Goiás, nem a Chapada Diamantina, na Bahia: na comparação entre as diversas concentrações de cachoeiras pelo país, o destino que mais tem chamado a atenção dos brasileiros é outro — o estado de Minas Gerais, que conta, de acordo com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, com cerca de 1,1 mil quedas d’águas, cinco delas entre as mais pesquisadas pela população no último ano.

Conhecida pelo ecoturismo e esportes de aventura, somente a Serra do Cipó, distrito da cidade de Santana do Riacho, tem duas de suas cachoeiras nas primeiras posições do ranking, visto que geraram quase 200 mil buscas online no período: a chamada Cachoeira Grande, famosa pela trilha acessível, e a Véu da Noiva, recomendada aos mais experientes.

Situada, por sua vez, na cidade histórica de Ouro Preto, a Cachoeira das Andorinhas também se mostrou um grande interesse dos usuários, passando a marca das 30 mil pesquisas em todo o Brasil. Envolta por um parque de mesmo nome, bem como formações rochosas similares a grutas, essa é uma boa pedida para aqueles que querem, ao mesmo tempo, se refrescar e conhecer o ecossistema de uma das principais áreas do ciclo do ouro.

“Em diversas cidades da lista, o transporte intermunicipal leva até bairros, distritos ou pontos turísticos de onde é possível seguir caminhando ou acessar um transporte local até a cachoeira”, destaca Luana Filomeno, head de Marketing da DeÔnibus. “Para quem quer se desconectar e relaxar, aproveitando passagens acessíveis e sem os gastos de combustível, esse pode ser o começo perfeito da aventura”.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.