Com a Selic em 14,75%, só estes 5 FIIs pagam dividendos acima do CDI; confira

O  Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a Selic em 0,50 ponto percentual, para 14,75% ao ano, como esperado pelo mercado. Com isso, o número de fundos imobiliários (FIIs) que pagam dividendos acima do CDI recuou ainda mais.

Levantamento feito com dados da Economatica mostra que apenas 5 FIIs entregam proventos superiores ao indicador, que normalmente vale 0,1 e 0,2 ponto percentual abaixo taxa básica de juros – ou seja, 14,65%.

  • Como aproveitar a alta de juros? Aprenda a investir em 3 aulas gratuitas na Masterclass Renda Fixa Descomplicada.

Para efeito de comparação, em abril, na penúltima decisão de política monetária, seis FIIs entregavam proventos superiores ao CDI.

O estudo levou em consideração os 117 FIIs que compõem o Ifix, o índice que reúne os fundos imobiliários mais negociados na bolsa. Somente neste ano, o indicador avançou 8,80%, se recuperando de parte das perdas do ano passado.

Veja abaixo lista do FIIs que pagam dividendos acima do CDI:

Fundo imobiliário Dividend yield (12 meses) Valorização (em 2025)*
HGPO11 46,05% 12,39%
VGRI11 18,55% 7,65%
LIFE11 15,95% 4,09%
RZAK11 15,65% 14,18%
CACR11 15,31% 21,18%
Fonte: Economatica
*Dados do TradingView. Data de corte: 6/5/2025, às 14h

Leia também: Tudo o que você precisa saber para investir em FIIs

Vale investir em FIIs agora?

Esse aumento da Selic pressiona negativamente o mercado de FIIs, principalmente os fundos de tijolo (que investem patrimônio diretamente em imóveis), segundo Sidney Lima, analista CNPI da Ouro Preto Investimentos.

De acordo com o especialista, o custo de oportunidade aumenta, já que o investidor passa a exigir retornos maiores para continuar na renda variável, e há impacto direto na precificação dos imóveis e na atratividade dos dividendos, que ficam menos competitivos frente aos títulos públicos indexados à taxa de juros.

“Contudo, se olharmos para os FIIs de papel, que investem em CRIs atrelados ao CDI ou à inflação, eles tendem a performar melhor nesse cenário, por repassarem rapidamente os efeitos da alta de juros para a carteira”, explicou. “Além disso, fundos logísticos com contratos atípicos e longos, ou com locatários de alta qualidade e baixa vacância, também merecem atenção”, completou.

Nas carteiras de maio, as corretoras e bancos locais deram preferências para fundos imobiliários high grade – ou seja, que alocam em ativos financeiro com maior qualidade de crédito e mais segurança.

Leia mais: Fundos imobiliários high grade são os favoritos das corretoras para investir em maio

Antes de investir nesse tipo de produto, segundo analistas de mercado, é ideal que o investidor verifique algumas métricas, como o dividend yield (retorno apenas com dividendos); a vacância (quanto menor, mais previsível será o fluxo de rendimentos); o preço/valor patrimonial (que mostra se o fundo está sendo negociado com ágio ou desconto); além do prazo médio dos contratos e do índice de reajuste (que ajudam a projetar a estabilidade ou o crescimento dos rendimentos).

The post Com a Selic em 14,75%, só estes 5 FIIs pagam dividendos acima do CDI; confira appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.