DIRETO DO VATICANO: Novo papa pode ser conhecido ainda nesta quinta-feira

Direto do Vaticano, jornalista enviado pelo Grupo Sinos, Daniel Scola, faz a cobertura do conclave que definirá quem será o novo líder da Igreja Católica. Da sede da Igreja Católica, ele pôde observar que as primeiras rodadas de votações resultaram em fumaça preta saindo da chaminé da Capela Sistina. Ou seja: nenhum cardeal somou os dois terços dos votos necessários para que seja o escolhido como o novo pontífice.

YouTube Video

Esse impasse inicial, contudo, ainda não é motivo para preocupação por parte dos católicos. “Não escolher (o papa) até agora, não significa há uma divisão profunda. Há claro uma divisão, uma dúvida, de quem será o próximo papa. Se não tiver definição hoje (quinta-feira), aí sim tem uma indefinição profunda”, avaliou Scola.

SAIBA MAIS: CONCLAVE: Entenda como é feita a fumaça que indica resultado da votação

Para um conclave que começou sob o desejo de evitar divisão maior na Igreja, não é surpresa de que ninguém tenha sido escolhido tão cedo. Até porque, nos últimos 150 anos, apenas dois pontífices haviam sido eleitos após duas rodadas de votações: Leão XIII, em 1878, e Pio XII, em 1939, com três escrutínios (no 2º dia de conclave).

O processo não tem prazo fixo para conclusão, mas os últimos dez conclaves não superaram cinco dias – Francisco (2013) e Bento XVI (2005) foram escolhidos no segundo dia.

LEIA TAMBÉM: GUIA DEFINITIVO DO CONCLAVE: Novo papa deve ser conhecido até o final desta semana

Não há franco favorito para suceder Jorge Bergoglio, que tornou o colégio cardinalício mais diverso, com mais integrantes da África e da Ásia e menor proporção de europeus. Para ser eleito, são necessários 2/3 dos votos (89).

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Previsões para a divulgação dos resultados (horários de Brasília):

• Por volta das 5h30: nessa votação só há possibilidade de fumaça branca. Se ninguém atingir os dois terços dos votos, nenhuma fumaça é expelida da chaminé da Capela Sistina.
• Por volta das 7 horas: segunda rodada de votação. Se ninguém for escolhido, a fumaça é preta. Se alguém for eleito, a fumaça é branca.
• Por volta das 12h30: nessa votação também só há possibilidade de fumaça branca. Se ninguém atingir os dois terços dos votos, nenhuma fumaça é expelida da chaminé da Capela Sistina.
• Por volta de 14 horas: última rodada de votação do dia. Se ninguém for escolhido, a fumaça é preta e a eleição fica para o dia seguinte. Se alguém for eleito, a fumaça é branca.

 CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

*Com informações de Estado de São Paulo 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.