FUMAÇA BRANCA: Cardeais chegam a um consenso e escolhem novo papa

“Habemus papam”. Saiu a fumaça branca na chaminé da Capela Sistina no Vaticano após a quarta rodada de votações desta quinta-feira (8). Isso significa que o conclave terminou e que, em breve, o nome do cardeal escolhido para liderar a Igreja Católica será revelado. Ele será sucessor de Francisco, que faleceu no último dia 21 de abril.

O eleito fez parte dos 133 cardeais que escolheram o novo pontífice – além de eleitores eles também eram os únicos elegíveis ao cargo – e conseguiu reunir dois terços ou mais dos votos (o equivalente a 89 indicações).

ENTRE NA COMUNIDADE DO ABCMAIS NO WHATSAPP

Se baseando pelas últimas escolhas de papa, era de se esperar que o conclave não se estendesse muito. Os últimos dez conclaves não superaram cinco dias – Francisco (2013) e Bento XVI (2005) foram escolhidos no segundo dia, assim como em 2025. Além disso, a celeridade passa uma mensagem de união em torno de um nome.

Cerca de 15 mil pessoas se reuniam na Praça de São Pedro à espera da fumaça branca que anunciou o novo líder da Igreja católica, que congrega 1,4 bilhão de membros. 

CLIQUE AQUI PARA RECEBER NOSSA NEWSLETTER

Adicionar aos favoritos o Link permanente.