Fumaça branca no Vaticano confirma escolha do novo papa; nome ainda não foi revelado

A fumaça branca subiu da chaminé da Capela Sistina no Vaticano no fim da tarde desta quinta-feira (8), por volta das 13h de Brasília, indicando que os cardeais reunidos em conclave elegeram o novo papa.

O sinal visual confirma que um dos 133 cardeais eleitores alcançou a maioria de dois terços dos votos — o equivalente a pelo menos 89 indicações — e será o sucessor do papa Francisco, falecido em 21 de abril. A eleição ocorre no segundo dia de conclave, iniciado na quarta-feira (7).

Neste momento, os sinos da Basílica de São Pedro também tocam, celebrando a escolha do novo pontífice. Ainda não foi revelado o nome nem o perfil do escolhido, o que deve ocorrer em instantes, quando o cardeal protodiácono fará o anúncio oficial com a frase tradicional em latim: “Habemus Papam”.

Tradicionalmente, cerca de 30 a 60 minutos após a fumaça branca, o novo papa aparecerá na sacada com vista para a Praça de São Pedro.

Logo depois, o novo papa deverá fazer sua primeira aparição pública na varanda central da Basílica, para conceder a bênção Urbi et Orbi (“à cidade e ao mundo”).

Expectativa mundial

A escolha é acompanhada por milhares de pessoas reunidas na Praça de São Pedro e por milhões em todo o mundo, atentos ao desfecho do conclave que definirá os rumos da Igreja Católica nos próximos anos.

O novo líder espiritual dos mais de 1,4 bilhão de católicos assumirá o comando em um momento de grandes desafios: crises internas, queda de fiéis em regiões tradicionais, debates sobre a modernização da Igreja e pressões por respostas a temas como abusos, direitos das mulheres e mudanças climáticas.

Nos bastidores, cardeais de perfis diversos vinham sendo apontados como possíveis favoritos, incluindo nomes da Europa, América Latina, Ásia e África. Resta agora saber qual deles conquistou o consenso necessário para ocupar o trono de São Pedro.

The post Fumaça branca no Vaticano confirma escolha do novo papa; nome ainda não foi revelado appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.