Habemus Papam: Robert Prevost é escolhido como substituto de Francisco

O cardeal Robert Prevost obteve votos necessários e foi escolhido o novo papa, líder máximo da Igreja Católica. De 69 anos, ele é natural de Chicago (EUA) e vai substituir o argentino Jorge Mario Bergoglio, que ocupou o cargo por 12 anos e morreu no mês passado.

A revelação de que um novo papa havia sido escolhido ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (8/5). A tradicional fumaça branca foi expelida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, indicando que os cardeais reunidos no conclave elegeram um novo líder da Igreja Católica.

“Hamebus Papam”, disse o Vaticano logo após a fumaça. Os sinos da Capela Sistina também tocaram, indicando que os 133 cardeais haviam chegado a uma decisão.

Quarta votação

O conclave, cerimônia realizada para escolher o sucessor de Francisco, teve início nesta quarta-feira (7/5) e chamou a atenção pela rapidez. Durante a noite, a chaminé expeliu fumaça preta, indicando que os cardeais não tinham chegado a um consenso. O novo papa foi escolhido na quarta votação.

Para ser eleito, um cardeal precisa receber, no mínimo, 89 votos. Embora existam 252 cardeais no total, apenas aqueles com menos de 80 anos (um total de 133) têm direito a voto. Os cardeais estão distribuídos da seguinte forma: 16 da América do Norte, 52 da Europa, 23 da Ásia, 21 da América Latina, 17 da África e 4 da Oceania.

 

Morte de Francisco

Jorge Mario Bergoglio, o papa Francisco, morreu aos 88 anos no dia 21 de abril. Segundo o Vaticano, a morte foi causada por um acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca. Ele ocupou o cargo por 12 anos e se recuperava de uma pneumonia nos dois pulmões após ter ficado 38 dias internado.

“O Bispo de Roma, Francisco, retornou à casa do Pai. Toda a sua vida foi dedicada ao serviço do Senhor e de Sua Igreja. Ele nos ensinou a viver os valores do Evangelho com fidelidade, coragem e amor universal, especialmente em favor dos mais pobres e marginalizados”, disse o Vaticano em comunicado.

“Com imensa gratidão por seu exemplo como verdadeiro discípulo do Senhor Jesus, recomendamos a alma do Papa Francisco ao infinito amor misericordioso do Deus Trino”, encerrou o texto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.