IBGE lança mapa com Brasil ao centro para destacar protagonismo global

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou, nessa quarta-feira (7/5), uma nova versão do mapa-múndi com o Brasil no centro. Chamado de “mapa invertido”, o material tem como objetivo ressaltar o protagonismo do país em debates internacionais.

De acordo com o IBGE, o mapa destaca países que integram os Brics, o Mercosul, as nações de língua portuguesa e o bioma amazônico. Também estão sinalizadas cidades brasileiras ligadas a fóruns globais: o Rio de Janeiro, como capital dos Brics; Belém, sede da COP 30; e o Ceará, onde ocorrerá o Triplo Fórum Internacional da Governança do Sul Global.

“A novidade busca ressaltar a posição atual de liderança do Brasil em importantes fóruns internacionais como o Brics e o Mercosul e na realização da COP 30 no ano de 2025”, afirmou o presidente do IBGE, Márcio Pochmann.

Pochmann também afirmou que o mapa do mundo ao contrário “estimula a reflexão sobre como nos vemos nesse novo mundo em que as transformações ocorrem mais rapidamente e exigem um protagonismo brasileiro ainda maior”.

O lançamento ocorre em meio a uma crise dentro do instituto. Responsável por divulgar indicadores econômicos importantes, como o Produto Interno Bruto (PIB) e a inflação oficial.

Além disso, o órgão enfrenta tensões internas desde janeiro, quando mais de 600 servidores assinaram uma carta aberta acusando Pochmann de autoritarismo.

Na ocasião, o presidente do IBGE rebateu as críticas e acusou os servidores de mentirem, o que agravou ainda mais o clima entre a gestão e os técnicos, que temem a perda de credibilidade do órgão.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.