Ifema Madrid bate recorde de faturamento com €230,2 milhões em 2024

(Eric Ribeiro/M&E)

O desempenho foi puxado principalmente pelas feiras organizadas pela própria Ifema Madrid (Eric Ribeiro/M&E)

A Ifema Madrid encerrou o ano de 2024 com o maior faturamento de sua história, alcançando €230,2 milhões, valor 30% superior ao de 2023, segundo divulgacão nesta quinta-feira (8). O resultado, aprovado pelo Conselho de Administração da entidade, inclui um lucro líquido de €18,6 milhões, alta de 166%, e um EBITDA de €48 milhões, aumento de 76% em relação ao ano anterior.

O desempenho foi puxado principalmente pelas feiras organizadas pela própria Ifema Madrid, que representam 70% da receita, além de eventos externos realizados por promotores parceiros. Entre os destaques do calendário estiveram Fitur, Fruit Attraction, Genera, Sicur, Expodental, Construction Week e Environment Week.

Durante o ano, a instituição promoveu 740 atividades, incluindo 100 feiras e congressos – 30 deles em formato digital –, 58 eventos culturais e de entretenimento e 578 encontros profissionais e corporativos. A agenda internacional contou com quatro feiras fora da Espanha.

No total, 34.468 empresas participaram das ações promovidas pela entidade e 4,06 milhões de visitantes passaram pelos espaços da Ifema Madrid, número 6,8% maior que em 2023. O segmento MICE (congressos e eventos corporativos) manteve força, com 16 grandes encontros internacionais que somaram quase 83 mil participantes. Entre eles, estiveram o Congresso Mundial de Hemofilia e o Congresso Europeu de Diabetes.

No processo de internacionalização, a principal novidade foi a estreia da Fruit Attraction São Paulo, no Brasil, em parceria com a Fiera Milano Brasil, considerada o maior projeto internacional da instituição até o momento. Outras ações no exterior incluíram a terceira edição da Motortec Chile, a participação na feira ESS+ na Colômbia e a realização da Arcolisboa, em Portugal.

A digitalização também avançou. A plataforma Live Connect registrou 390.566 usuários visitantes em 2024, um crescimento de 34%. Entre os expositores, foram 25.701 usuários cadastrados. No total, a plataforma viabilizou 189.257 contatos, que geraram 43.220 oportunidades de negócios, 73% a mais que no ano anterior.

Foram investidos €13,4 milhões ao longo de 2024 em tecnologias como CRM, redes IoT e Lora, soluções Web 3.0, além de plataformas de dados, eventos digitais e gestão de demanda e serviços.

Na área de sustentabilidade, a Ifema Madrid atingiu a meta de zero emissões no ano e passou a calcular a pegada de carbono de cada evento, buscando avançar para o Escopo 3. A entidade já havia obtido, por quatro anos consecutivos, o selo “Calcular e Reduzir” para os Escopos 1 e 2 no registro oficial do Ministério da Transição Ecológica da Espanha. Desde 2018, a instituição reduziu em 91,88% sua pegada de carbono.

Outros indicadores também apresentaram queda: consumo de eletricidade foi reduzido em 43,20%, gás natural em 51,14%, água potável em 54,04%, geração de resíduos em 58,87% e uso de papel em 83,82%. Todas as luminárias externas foram substituídas por LEDs nos pavilhões, vestiários e estandes da instituição.

A expectativa da diretoria para 2025 é manter o foco na expansão internacional, na inovação digital e na consolidação das metas ambientais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.