Leão XIV: novo papa escolhe um dos nomes preferidos da Igreja; veja ranking

O novo papa, escolhido nesta quinta-feira (8), optou pelo nome Leão XIV. Como indica o numeral, o nome já foi escolhido por outros treze pontífices ao longo da história. A última vez que isso ocorreu foi em 1878, durante o papado de Gioacchino Pecci.

Mais do que uma mudança de nome por escolha, como parte do ritual do conclave, quando o decano pergunta ao cardeal escolhido como quer ser chamado, a escolha tende a indicar a inclinação que o papado seguirá.

No caso do Papa Francisco, a escolha por homenagear São Francisco de Assis já denotava um alinhamento com tendências de simplicidade e proximidade com questões sociais.

Leia também

Leão XIV: novo papa escolhe nome histórico com legado de liderança e justiça social

Robert Francis Prevost resgata tradição e simbolismo ao escolher o nome de São Leão Magno e Leão XIII

Leão XIV: norte-americano Robert Prevost é o novo papa da Igreja Católica

Nomeado nesta quinta (8), novo pontífice é o primeiro norte-americano a liderar a Igreja Católica

Dentre os nomes mais utilizados, a indicação pelo numeral nem sempre é fiel para afirmar quantas vezes aquele nome já foi usado.

Há controvérsia, por exemplo, no numeral adotado para o nome João, que teve seu último pontífice em 1958, com a escolha de João XXIII. O uso desconsidera dois papas por episódios ocorridos durante a Idade Média, quando João XVI teve sua legitimidade invalidada e é chamado de “antipapa”. Além disso, nunca houve um João XX; por isso, João XXI pulou o número quando escolheu seu nome, em 1276. O nome, portanto, foi usado 21 vezes e não 23.

Dentre os nomes preferidos, após João, estão Gregório e Bento, com 16 e 15 usos, respectivamente, mas também não estão imunes a erros numéricos.

Houve apenas 15 papas com o nome Bento, embora o último tenha escolhido o termo Bento XVI, em 2005 (até sua renúncia em 2013). Também há entre os papas que escolheram esse nome um “antipapa”, que foi retirado da contagem oficial.

No caso de Gregório, os 16 usos parecem ter sido adequados.

Além de Leão, Inocêncio e Clemente figuram na lista oficial de mais usos, juntamente com Pio. O último pontífice que utilizou esse nome foi Pio XII, que é visto como uma figura controversa por possível omissão sobre o Holocausto.

Veja os nomes mais comuns entre os papas:

  • 1. João (21 vezes)
  • 2. Gregório (16)
  • 3. Bento* (15)
  • 4. Clemente e Leão (14)
  • 5. Inocêncio (13)
  • 6. Pio (12)

*Houve apenas 15 papas com o nome Bento, embora o último tenha escolhido o termo Bento XVI, em 2005

The post Leão XIV: novo papa escolhe um dos nomes preferidos da Igreja; veja ranking appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.