Lula compara discurso de Trump ao anarquismo e critica política externa dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) comparou o discurso do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, a ideais anarquistas, afirmando que o líder norte-americano defende uma “sociedade sem instituições”.

A declaração foi dada em entrevista à revista The New Yorker, publicada nesta quinta-feira (8), e incluiu críticas ao modelo de governança promovido por Trump, que estaria se distanciando dos princípios democráticos estabelecidos após a 2ª Guerra Mundial.

Leia também

Bill Gates acusa Elon Musk de “matar” crianças com cortes em agência dos EUA

Bilionário também revelou, em entrevista ao Financial Times, plano de gastar mais de R$ 1 trilhão em filantropia e fechar sua fundação em 2045

Um assunto muito delicado na Casa Branca: onde está Melania?

A sra. Trump passou menos de 14 dias na Casa Branca desde que seu marido tomou posse há 108 dias

“Era quase o mesmo tipo de discurso que os anarquistas faziam na Itália e no Brasil no início do século, clamando por uma sociedade sem instituições, uma sociedade onde reina o império do capital”, afirmou Lula. O petista fez a associação ao mencionar declarações de Trump no Congresso norte-americano, onde, segundo ele, “republicanos aplaudiam qualquer bobagem que ele dizia”.

O anarquismo é uma ideologia política que prega a abolição do Estado e de todas as formas de autoridade coercitiva. Ao traçar o paralelo entre Trump e o movimento anarquista, Lula criticou o que considera uma desvalorização das instituições e do multilateralismo — conceitos que, para ele, foram fundamentais na ordem global estabelecida após a 2ª Guerra Mundial.

Críticas à política externa dos EUA e à guerra na Ucrânia

Na mesma entrevista, Lula criticou a abordagem da administração anterior de Joe Biden em relação ao conflito entre Rússia e Ucrânia, acusando o governo norte-americano de priorizar a destruição das forças russas em vez de buscar a paz. “Eles estavam mais preocupados em destruir as tropas russas do que em alcançar a paz”, afirmou o petista.

O presidente brasileiro está na Rússia para participar do 80º aniversário do Dia da Vitória, que celebra a vitória dos Aliados contra a Alemanha nazista na 2ª Guerra Mundial. A visita é uma tentativa de Lula de se reposicionar como mediador em conflitos internacionais, incluindo o conflito russo-ucraniano.

No entanto, o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky afirmou que Lula não tem mais relevância para intermediar o fim da guerra. Em resposta, Lula mencionou que, se a paz for alcançada por Trump, ele poderia ganhar o Prêmio Nobel da Paz.

The post Lula compara discurso de Trump ao anarquismo e critica política externa dos EUA appeared first on InfoMoney.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.